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Açúcar: As melhores alternativas para adoçar os seus pratos

O açúcar branco pode ser a ovelha negra da família, mas temos uns primos saudáveis para lhe apresentar e para mudar as suas receitas.

Estas são as principais alternativas ao açúcar

Não lhe vamos falar de stevia, sacarina ou outros adoçantes. O açúcar branco pode ser a ovelha negra da família, mas temos uns primos saudáveis para lhe apresentar.

Bem sabemos que pode ser difícil resistir a um bolo de chocolate recheado de creme, pepitas, e… uma boa dose de açúcar! O que pode não saber é que lhe é difícil resistir não só porque os olhos comem primeiro, mas também porque este último ingrediente funciona tal e qual uma droga.

“Em modelos experimentais, as áreas cerebrais ativadas com a ingestão de algo açucarado são semelhantes às ativadas com cocaína, áreas essas responsáveis pelo prazer e gratificação”, alerta a nutricionista Patrícia Costa.

Pode parecer mirabolante, mas a também nutricionista Cláudia Cunha passa a explicar: “Uma das razões para esta dependência tem a ver com um neurotransmissor denominado dopamina, que é libertado pelo consumo de doces.

Esta dopamina é responsável pela sensação de prazer, regulação do humor e emoções. O corpo necessita de cada vez mais e mais açúcar para que a dopamina dê uma sensação de prazer e bem-estar. Assim, as pessoas ficam cada vez mais dependentes”.

É por isso que nos é difícil livrarmo-nos do cliché que nos força a agarrar o balde do gelado quando estamos deprimidas. Para que isso não volte a acontecer, Daniela Duarte junta-se a estas duas nutricionistas para lhe mostrar quais as melhores opções para adoçar os seus pratos sem um único cubinho de culpa.

Veja na galeria as melhores alternativas ao açúcar branco!

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