Menu
Inicio Saúde Conheça o truque que a vai fazer lembrar-se de tudo

Conheça o truque que a vai fazer lembrar-se de tudo

truque memória

Os lapsos cerebrais relacionados com a idade são inevitáveis, mas isso não significa que não possa ripostar. Da próxima vez que o esquecimento atacar, tente fechar os olhos.

Quando os investigadores britânicos colocaram pessoas a assistir a curtas-metragens e pediram que se lembrassem dos detalhes (ao responderem a uma série de perguntas) aqueles que foram instruídos a manter os olhos fechados responderam corretamente 23% mais do que aquelas que foram instruídas a manter os olhos abertos.

As descobertas, publicadas na revista Legal and Criminological Psychology, revelam mais evidências. De acordo com a revista, acabar com as interferências exteriores pode ajudá-lo a concentrar-se de forma mais intensa quando se tenta lembrar de algo importante.

“Ao fechar os olhos, está a baixar a carga cognitiva do seu cérebro. As distrações ficam bloqueadas, o que o ajuda a concentrar-se na tarefa que tem em mãos”, diz o autor principal do estudo e professor de psicologia da Universidade de Aston, Robert Nash.
Ao fechar os olhos consegue formar, mais facilmente, uma imagem mental daquilo que se está a tentar lembrar. Quando não é forçado a olhar para o que quer que esteja a acontecer à sua volta, é mais fácil para o seu cérebro recriar a imagem de onde deixou o objeto que ‘perdeu’.

O estudo foi inicialmente feito para aprender mais técnicas que podem ajudar as testemunhas oculares a lembrarem-se melhor de detalhes relacionados com o crime. Mas fechar os olhos é provavelmente tão eficaz em situações quotidianas quanto em tribunal.
O importante a ter em mente? “Se está altamente distraído ou se está a tentar fazer 20 coisas ao mesmo tempo, esse pode ser um cenário em que também não se lembra das coisas”, diz Nash. Sem surpresas – sentir-se loucamente stressado ou ansioso pode perturbar a sua concentração e tornar a lembrança mais difícil, mesmo quando os seus olhos estão fechados.

Artigo via Prevention

Brand Story