Menu
Inicio Nutrição O que é melhor: Queijo magro ou queijo meio-gordo?

O que é melhor: Queijo magro ou queijo meio-gordo?

queijo, meio-gordo

Para os verdadeiros amantes de queijo, qualquer momento do dia é bom para comer queijo. Até mesmo um pós-treino.

Seja ao pequeno-almoço como complemento de um pão, ao almoço como topping de uma massa ou ainda como snack ao longo do dia, este produto lácteo assume-se como protagonista na alimentação.

Mas são todos os queijos uma boa opção? Nem por isso.

Como explicou à Women’s Health a nutricionista Mariana Abecasis, existem dois tipos de queijo e um pode mesmo não ser a melhor escolha para quem pretende ou necessita de perder peso.

Falamos do queijo que tem por base a gordura animal.

Escolher o queijo que melhor se adequa às necessidades de cada pessoa não depende apenas da origem do alimento, o facto de ser magro, meio-gordo ou light é algo a ter também em conta.

 

Queijo magro ou queijo meio-gordo?

“Antes de mais, acho importante desmistificar estes conceitos, para que se façam escolhas mais conscientes e acertadas”, diz a especialista.

“Os produtos magros são aqueles que têm menor teor de gordura em comparação com o produto original. Isto é muito comum encontrar nos lácteos – leites, iogurtes, queijos – que além do produto original (gordo), geralmente existem as versões ‘meio-gordo’ e magro”.

Já a designação light, explica, “é usada para os alimentos que sofrem uma redução de no mínimo 25-30% de um nutriente ou calorias, quando comprados com o produto original”.

Segundo a nutricionista, “o termo light provoca algum desconforto e desconfiança em alguns consumidores, que o associam à adição de aditivos e substâncias artificiais à saúde. Contudo esta é uma ideia errada“.

No que diz respeito aos queijos, “light significa que têm menos gordura na sua composição e por isso apresentam menos 25-30% menos calorias e gordura em relação ao produto que lhe deu origem, ou seja, neste caso light significa o mesmo que magro”.

“Desta forma, no caso específico dos queijos, considero vantajoso e um escolha alimentar mais equilibrada optar pelas versões magras ou light”, destaca.

E porquê? Porque “não só apresentam menos quantidade de gordura (animal), como ainda, na maioria dos casos apresentam mais proteína na sua composição”.

 

https://www.womenshealth.pt/nutricao/dois-tipos-queijo-sabe-mais-saudavel/

g

Brand Story