Menu
Inicio Saúde Esta é melhor altura do dia para fazer uma pausa no trabalho

Esta é melhor altura do dia para fazer uma pausa no trabalho

Mesmo quando estamos com energia e até entretidas com as tarefas que temos em mãos, a pausa no trabalho é determinante. Mesmo em teletrabalho!

pausa trabalho

Mesmo quando estamos com energia e entretidas com as tarefas, as pausas no trabalho são determinantes para a qualidade de vida.

Mas, quando é que a devemos fazer? Segundo uma investigação da Baylor University, EUA, o melhor é mesmo parar… a meio da manhã.

Este foi o período que melhor se enquadrou no típico trabalhador de segunda a sexta-feira e com idade entre os 22-67 anos.

Fazer uma pausa… ou várias

Ao contrário do que se pode pensar, o momento de parar não deve ser tido em conta quando se atinge o cansaço (estômago a fazer barulho, olhos cansados…). Deve sim tornar-se tarefa prioritária no dia-a-dia.

Segundo as conclusões da pesquisa, publicadas no Journal of Applied Psychology, este momento do dia é ideal para afastar-se da secretária, uma vez que tal pausa é responsável pelo aumento da motivação, concentração e energia.

Ainda assim, tal paragem não deve ser a única do dia.

Não somos como smartphones que, segundo a sabedoria popular, devem chegar aos 0% de bateria antes de serem carregados. As pessoas precisam de carregar as baterias com maior frequência ao longo do dia.

Estas pausas de qualidade são classificadas pelos especialistas como “qualquer período temporal, formal ou informal, durante o dia de trabalho, em que não são esperadas ou exigidas tarefas laborais”.

Tal inclui, por exemplo, pausa para almoço, café, envio de e-mails pessoais e socialização com colegas; as idas à casa de banho são deixadas de fora nesta equação.

Tirar proveito da pausa

A investigação concluiu ainda que aqueles que utilizavam o tempo de pausa para fazer tarefas de que realmente gostavam apresentaram maior satisfação no trabalho. Usufruiam ainda de menos dores de costas, cabeça e esforço ocular.

Portanto, já sabe, levante-se da secretária e faça, nem que somente por uns minutos, algo de que gosta. Vai fazer a diferença ao final do dia.

Brand Story