Menu
Inicio Saúde Medusas e não só. Como agir contra as picadelas na praia?

Medusas e não só. Como agir contra as picadelas na praia?

Sabe o que fazer após ser picada por uma medusa? E por um peixe-aranha? A Women’s Health diz-lhe como agir contra todas estas ‘visitas’ indesejadas.

Medusas e não só. Como agir contra as picadelas na praia?

Picadelas na praia: ninguém está livre deste mal.

As mais comuns são as medusas. Têm aproximadamente cinco a dez centímetros são transparentes e com pequenas manchas cor de violeta. Ao simples contacto com a nossa pele ativa um mecanismo de defesa alojado nos seus tentáculos que liberta uma substância que provoca muita comichão e um enorme desconforto.

Em algumas regiões, a morena e o caranguejo são os únicos que atacam, mas só quando são invadidos no seu habitat (ao bater nelas quando está a nadar, ao capturar uma, etc…). Já o peixe-aranha e o ouriço-cacheiro são praticamente inofensivos, mas podem provocar lesões, se forem pisados na areia ou nas rochas, apesar de não ser algo de grave. No caso do ouriço-cacheiro devem extrair-se os picos. Tenha também em atenção às picadas de insetos, que costumam atacar quando está sossegada a apanhar sol. Não costumam ser venenosos.

Independente do ‘bichinho’ que lhe dê o dar da sua graça, os sintomas mais frequentes são o surgimento de vergões, inflamações, ardor e comichão. Apenas a medusa produz um intenso ardor que é diferente das outras espécies.

Também a prevenção é linear a todos os casos e não podia ser mais simples: Não se meta no mar, se a água não tiver qualidade em termos de higiene. Quando está a apanhar sol, evite roupa com muitas cores ou padrões e aromas que possam atrair os insetos. Evite também a ingestão de bebidas alcoólicas.

 

Como tratar?

Existem vários medicamentos que ajudam a prevenir e a tratar as picadelas. Caso não os tenha à mão opte pelas mezinhas caseiras. Uma mistura de alguns óleos essenciais de eucalipto, menta, zimbro e cravo costumam dar bons resultados. Se for picada de abelha, tire o ferrão rapidamente e alivie o inchaço com rodelas de cebola.

No caso da medusa lave rapidamente a zona afetada com água salgada e depois aplique vinagre para impedir que o veneno penetre; também pode tapar a zona afetada com argila antes de recorrer a um especialista. Retire os restos da medusa ou os espinhos do ouriço-cacheiro que ficam na pele com uma pinça.

Brand Story