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Mau humor de fim-de-semana? Coma isto e tudo passa

Os especialistas dizem que o estômago é o ‘segundo cérebro’ por uma razão: Existe um pequeno mundo de neurónios por lá, prontos a enviar mensagens diretamente para a cabeça.

Aproveite isso com refeições ao estilo arco-íris que dão energia, acalmam ou melhoram o humor.

 

Para ter energia

Salada de camarão selvagem com vinagrete picante

Esta salada vai prepará-la para tudo. Está repleta de camarões selvagens (baixos em calorias, ‘grandes’ em proteínas e ferro para o fluxo sanguíneo), maçãs crocantes (para uma fluidez natural do açúcar) e pimentas picantes (carregadas com capsaicinas, compostos que estimulam a libertação de endorfinas – mesmos compostos químicos que estimulam um corredor!).

 

Para estimular a concentração

Tosta de anchovas com cenouras em pickles

Existe um sem fim de tostas de abacate no Instagram. Mas, se prefere rumar contra a maré então aproveite o pão crocante e abasteça-o de anchovas. Sim, anchovas.

Este alimento salgado (com um sabor rico em umami) está repleto de ácidos gordos ómega 3, que podem estimular a sua mente e melhorar o bom humor.

Além disso, esta tosta tem também cenoura, e quantas mais cores, maior é a gama de vitaminas – e isso ajuda a abastecer-se de flavonoides que melhoram a memória.

 

Para se sentir mais feliz

Brownie de feijão preto e batata-doce

Brownies. A palavra por si só é sinónimo de boa disposição. O chocolate baixa os níveis de cortisol, mas esta versão é uma reinvenção do clássico. Primeiro, é feito com batata-doce, que contém fibra, que a deixará saciada rapidamente, e potássio, relaxador natural dos músculos. Depois, o feijão preto é rico em magnésio, que regula o sistema nervoso e ajuda a travar a ansiedade.

[Artigo originalmente publicado em www.womenshealthmag.com]

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