Menu
Inicio Living Estas marcas celebram o dia mundial dos oceanos

Estas marcas celebram o dia mundial dos oceanos

Várias são as marcas que optam por materiais reciclado na criação dos seus produtos, nomeadamente plástico recolhido dos oceanos, um dos grandes males do nosso planeta.

Estas marcas celebram o dia mundial dos oceanos

Diz um estudo avançado pela Science Advance que 91% do plástico produzido em todo o planeta não é reciclado. Um valor que deixa muito poucos indiferentes.

Note-se que esta investigação é a primeira a contabilizar o plástico produzido desde a década de 50 até hoje. Em suma, toda a história da produção de plástico.

Ora, sabe-se que grande parte deste plástico acaba no fundo do mar. outro estudo, publicado na mesma revista científica sob o título ‘Where has all the plastic gone?’ (‘Para onde foi todo o plástico?’) refere que, no Oceano Atlântico, flutuam pequenas partículas de plástico. Unidas, formam uma gigante ‘mancha’ com o tamanho equivalente a dois terços dos Estados Unidos.

Como consequência, várias espécies marinhas vêm a sua existência em risco. O caso de baleias que dão à costa com quilos de plástico no seu interior ilustram isso mesmo.

O que fazer?

Na situação em que o planeta se encontra, a reciclagem já não é a única solução. É preciso reduzir o uso de plástico ao máximo, tendo em vista a redução na sua produção. Do champô sólido à negação de palhinhas, passando por medidas mais generalizadas muitas são as medidas a tomar. Como exemplo, apontamos os sacos pagos nos supermercados ou o uso de copos reutilizáveis em festas e festivais.

Quanto ao plástico que se continua a acumular, aplaudem-se os grupos que se organizam para limpar praias; noutro registo, cada vez mais marcas criam produtos que têm como protagonista o referido plástico vindo do mar.

Na área da moda, a tendência parece dominar. Usam-se peças mais ecológicas e faz-se mais pelo planeta, através de um consumo mais consciente.

Percorra as imagens da galeria que acima lhe apresentamos. Lá, fique a conhecer algumas das marcas que se unem por esta missão que é de todos.

Há que agir hoje, dia 8 de junho – dia mundial dos oceanos – e em qualquer outra data!


Leia também

Estes biquínis são portugueses e vêm do mar

Brand Story