Menu
Inicio Beleza Maquilhagem: aprenda a fazer um esfumado preto com estas dicas

Maquilhagem: aprenda a fazer um esfumado preto com estas dicas

Depois de quase dois anos com a máscara a esconder-nos metade do rosto, os segredos deste outono são as cores fortes e muita confiança.

Maquilhagem
Unsplash

Fomos falar com Inês Aguiar para saber o que vai estar em voga nesta estação no mundo da maquilhagem.

Por Inês Aguiar (@nesaguiar)

Esfumado preto

“Como no outono sinto muita falta daquele calor de verão e da pele bronzeada, opto sempre por dar um pouco mais de saturação ao rosto. Faço isto utilizando tons quentes, que dão à pele um ar sunkissed. (Nota: não confundir com bases dois tons acima do nosso tom de pele, este passo deve ser feito com bronzers e blush, a base tem de ser da cor da pele).

Nos olhos, apesar de adorar utilizar cor, tenho a forte sensação de que o esfumado preto vai voltar em grande, porque não paro de o fazer em mim todos os fins de semana e confesso que já não o utilizava há vários anos. Não um esfumado em olhos de panda com 50 tons de cinzento, mas sim mais focado no contorno dos olhos, meio grunge e com ar de feito em casa. Para este efeito, basta colocar uma sombra mate cor de pele na pálpebra inteira (para pálpebras oleosas aconselho um primer de olhos). De seguida, usar um lápis preto na linha de água inferior e na linha das pestanas superior, arrastando a linha um pouco mais para cima e para fora do que o formato natural do olho.

Para esta maquilhagem, é importante termos um lápis que não seque imediatamente, para o podermos esfumar com um pincel pequeno e, de seguida, uma sombra preta bem pigmentada, aplicada com toques suaves, para selar a textura cremosa do lápis. Termino com muita máscara de pestanas.

Nos lábios utilizaria um nude acastanhado com o toque de um batom avermelhado no centro para criar um lábio natural e tridimensional”.

Cortesia Inês Aguiar

Ocasião ideal:

“Dependendo da intensidade do esfumado, eu diria que este look pode ser usado em qualquer ocasião. No seu estado mais discreto, focando o preto na linha de água inferior e apenas na linha das pestanas superiores, estamos ótimas para um almoço com amigos, por exemplo. Para um jantar ou evento especial, podemos alargar o canto exterior do olho, em modo cat-eye, esfumar um pouco para lá da linha de água inferior e carregar na máscara de pestanas.”

Cores para esta estação:

“Sou a favor de usar todas cores, em todas as pessoas e em todas as estações. Acredito que todas as tendências são cíclicas, e, portanto, quando se define uma cor ou um produto para cada estação, estamos apenas a dar mais destaque a um produto que nada tem de diferente dos outros, exceto que precisa de ser vendido. Para mim, a magia da maquilhagem está no saber as regras, e depois saber como quebrá-las. Esta ‘regra’ de usar cores específicas para cada estação, para mim, está incluída nas que devem ser quebradas.”

Produto estrela:

“Não sei, mas o que posso garantir é que batom vermelho mate, lápis preto e blush tom de pêssego são os meus produtos estrela de todo o ano que assentam bem em toda a gente. Ah, e glitter!”

Brand Story