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Mantenha o seu colesterol na linha

Apesar de sabermos que os cuidados alimentares nem sempre são suficientes para a redução do colesterol, a correção desses hábitos não deve ser esquecida.

Mantenha o seu colesterol na linha

Os maus hábitos alimentares estão entre as causas que mais contribuem para o aumento de colesterol. Apesar de sabermos que os cuidados alimentares nem sempre são suficientes para uma redução significativa do valor de colesterol, a correção dos hábitos alimentares não deve ser esquecida e deve ser uma importante estratégia a implementar.

O que é o colesterol?

O colesterol é uma gordura necessária ao nosso organismo, nomeadamente para a produção de hormonas, vitamina D e ácidos biliares. Mas em excesso deposita-se na parede das artérias, dificultando a circulação sanguínea e a chegada do sangue aos órgãos e tecidos do nosso corpo.

AVC e doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte em Portugal e o colesterol elevado é um fator de risco para o desenvolvimento desta doença. Atualmente cerca de 35 mil portugueses morrem anualmente por doenças cardiovasculares, que continuam
a ser a principal causa de morte em Portugal.

Valores Recomendados

Para a população em geral os valores de colesterol recomendados são:

  • Colesterol Total < 190 mg/dl
  • Colesterol LDL (conhecido por colesterol mau) < 115 mg/dl
  • Colesterol HDL (conhecido por colesterol bom) > 40 mg/dl nos homens e > 45 mg/dl nas mulheres.

Em caso de doentes de risco os valores recomendados mudam, por isso, questione o seu médico caso existam patologias associadas. Deverá avaliar a evolução destes valores ao longo do tempo e periodicamente fazer análises para analisar se os valores sanguíneos se encontram dentro dos valores considerados adequados.

Estilo de vida

É também imperativo praticar exercício físico de forma regular, variando a intensidade e frequência, consoante a situação particular.

Dieta Mediterrânica

Esta dieta, reconhecida como uma das mais saudáveis do mundo, é mais do que apenas uma dieta, é um estilo de vida. Em termos alimentares baseia-se sobretudo no consumo de produtos frescos, locais e sazonais, com preferência no consumo de gordura de origem vegetal (como o azeite), peixe, vegetais, fruta e um reduzido consumo de açúcares simples e sal.

Diversos estudos científicos sugerem que este tipo de dieta se associa a uma maior longevidade e a diminuição de risco de desenvolvimento de diversas doenças. Poderá assim ser utilizada como promotora de um estilo de vida mais saudável e uma aliada quando o objetivo é reduzir o colesterol.

Veja a galeria e saiba como estruturar a sua alimentação para evitar ter colesterol.

Por Rita Fonseca Silva, nutricionista das lojas Celeiro


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