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As 10 maiores novidades de fitness em 2019

Com os olhos postos em 2020, lembramos o que mais marcou o mundo do fitness no ano que agora termina. Aderiu às tendências.

tendências fitness

A cada ano, a American College of Sports Medicine aponta as modalidades que se prevê ser tendência nos 12 meses do ano que se segue. Com atenção às possibilidades mais futuristas, treinos em realidade virtual, por exemplo, foram analisadas. Contudo, não entraram no ranking das 30 melhores apresentado no relatório final.

Neste artigo, lembramos as 10 que ficaram no topo da lista. Em jeito de introspeção do ano que está a terminar, dizemos quais delas se confirmaram como tendência.

  1. O exercício na medicina

Não é novidade que a medicina se tem focado em encorajar os seus especialistas de cuidados primários de saúde a incluir a atividade física nas recomendações dadas aos seus pacientes enquanto tratamento complementar. De facto, esta é uma medida que já tem vindo a ser posta em prática, nomeadamente pelo projeto desenvolvido pelo Hospital São João e da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, dedicado a quem sobre de doenças mentais.

  1. Treino funcional

Equilíbrio, coordenação e física, que tragam vantagens no desporto bem como no próprio quotidiano, são a base deste tipo de treinos, ideias para quem não tem tempo e/ou treine em casa, onde a variedade de material de treino é bem menor. Não há desculpas!

  1. Treino com Personal Trainer

Um acompanhamento mais próximo por parte de quem mais sabe é sem dúvida das melhores estratégias para garantir a consistência nos treinos, com a garantia de que não irá falhar. A cada edição Women’s Health que vai para as bancas, fazemos por partilhar mais que um plano de treino, seja localizado ou para o corpo todo. Na edição de verão, os circuitos propostos ficaram a cargo das nossas Fit Girls Inês Lopes, Ina Certan e Marta Moura. Na revista de inverno, há mais planos de treino para por em prática!

  1. Yoga

Em 2010 ganhou destaque e desde então confirma-se a força desta modalidade, de ano para ano. De facto, a cada vez maior oferta de espaços e variações dentro do Yoga levam a crer que são cada vez mais aqueles que a praticam. Aqui apontamos o número de vezes que um grupo de vídeos de yoga foi visto.

  1. Certificação a Personal Trainers

Com a imensidão de informação disponível na internet, a procura por um personal trainer pode ser comprometida pela facilidade em enganar os clientes com fictícias formações. Contra isto, se o treino acompanhado por personal trainer foi tendência este ano, a certificação a PTs também o é. Não fosse a cada vez maior consciencialização sobre a importância dos cuidados a ter nesta área uma noção cada vez mais partilhada.

  1. Treino com peso corporal

Sem ginásio? Sem problema! Seja nas revistas ou no site, defendemos diariamente a ideia de que a falta de dinheiro ou espaço próprio para treinar não são impedimentos para quem tenha força de vontade para treinar. Até lhe dizemos como criar o seu próprio ginásio em casa…

  1. Programas de Treino para idades avançadas

A idade é só um número. Que o prove os abdominais de Halle Barry aos 53 anos ou as maratonas concluídas por esta recordista de 71 anos.

Além de o exercício físico ser cada vez mais visto como uma necessidade, a disponibilidade e capacidade financeira de um público de idade mais a vantagem é, generalizadamente, maior. Assim, faz sentido que a aposta passe também por investir em programas de treino específicos para tal faixa etária.

  1. Treinos de Alta intensidade

À semelhança do treino funcional, também os treinos de alta intensidade (ou HIIT) são a opção ideal para quem procura treinos curtos e eficazes. Porque nem sempre temos 60 ou 90 minutos para treinar, é bastante satisfatório perceber que os treinos curtos, dinâmicos e intensos ao estilo HIIT ganham cada vez maior procura por parte de quem já não vive um dia sem ‘mexer o corpo’. Além disso, muitos defendem ser um bom método para emagrecer, pelo explosivo esforço a que cada circuito obriga.

Na Women’s Health, damos como exemplo planos de treino que demoram menos de 30 minutos e desafiamo-lo aos HIITs mais desafiantes e alternativas para treinar com o parceiro mais fit

  1. Treinos de Grupo

O fator ‘grupo’ é também uma excelente forma de regular o exercício físico, dir-lhe-á qualquer especialista na matéria. Se participou no segundo Health Fest, sem dúvida dos eventos mais fit do ano, é bem provável que já tenha experienciado na pele a energia e motivação dos treinos de grupo. Se gostou, tem de estar atenta ao próximo #NuncaMaisÉSábado, evento que preza pela energia e boa disposição logo pela manhã!

  1. Uso de tecnologia

Não, não substitui o trabalho de um personal trainer, mas entre os 1001 gadgets que surgem no mundo do fit, não há dúvida de que encontrará pelo menos um que lhe sirva de apoio. Contar passos, sugerir planos de treino, acompanhar a corrida ou outros exercícios ou mesmo controlar os seus batimentos cardíacos são algumas das funções oferecidas pelos Fit watches ou apps de treino. É tanto, que no extremo há quem chame a estes gadgets de PTs de trazer no bolso!

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