Menu
Inicio Saúde Este é o maior benefício de jantar cedo, diz a Ciência

Este é o maior benefício de jantar cedo, diz a Ciência

Quando come importa tanto como aquilo que come.

Jantar antes das 21h ou esperar pelo menos duas horas entre a toma da refeição e a ida para a cama reduz o risco de cancro da mama e próstata em 20%.

A conclusão é de um novo estudo, realizado pelo Barcelona Institute for Global Health, que analisou 621 pessoas com cancro na próstata e 1.205 pessoas com cancro da mama, assim como, 872 homens e 1.321 mulheres sem a doença.

Cada um dos participantes passou por um período de análise, no qual foram identificados vários indicadores relacionados com o estilo de vida – da alimentação à rotina de exercício e ainda os hábitos de sono.

A equipa descobriu que aqueles com cancro apresentavam uma maior probabilidade de comer mais tarde, mesmo tendo em conta o tipo de alimentos que comiam e outros hábitos saudáveis.

“O nosso novo estudo conclui que aderir a padrões alimentares diurnos está associado a um risco mais reduzido de cancro”, explicou à WH Manolis Kogevinas, principal autor do estudo. Resultados que, segundo o especialista, “destacam a importância de ter em conta os ritmos circadianos em investigações nas áreas da nutrição e cancro”.

A importância de jantar cedo

Este estudo junta-se a um outro – que descobriu até que ponto o trabalho por turnos pode afetar a digestão – na pesquisa sobre o impacto na saúde do horário a que são feitas as refeições.

Para aqueles a trabalhar por turnos – para quem é impossível ter um horário fixo para comer –os especialistas recomendam que se continuem a fazer as escolhas mais saudáveis no que diz respeito à alimentação, exercício e rotina de sono.

Brand Story