Menu
Inicio Saúde Este é o melhor lugar do avião para evitar doenças, diz a...

Este é o melhor lugar do avião para evitar doenças, diz a ciência

Há mais um bom motivo para preferir o lugar da janela.

avião

Uma nova investigação revela que escolher o lugar certo no avião pode ter um impacto direto no bem-estar do organismo durante a viagem.

Escolher o lugar da janela – e não sair deste local durante a duração do voo – minimiza as hipóteses de entrar em contacto com um passageiro doente e, através do contacto, contrair os patogénicos que este possa transportar.

A conclusão é de um estudo, agora publicado na revista científica Proceedings of National Academy of Sciences. Segundo a análise, o pior lugar para saúde é o do corredor, pois quem aqui se senta apresenta uma maior probabilidade de contacto com passageiros e membros da tripulação devido às movimentações de ambos durante o voo.

O método das alturas

Para chegar a estes resultados, a equipa de investigação viajou em dez voos domésticos, analisando as deslocações dos passageiros e membros da tripulação durante as viagens. Foram criados modelos de transmissão para perceber de que forma as doenças poderiam ser propagadas neste tipo de ambiente.

Segundo os investigadores, durante um voo, um passageiro doente poderá infetar, em média, outros dois viajantes, enquanto um membro da tripulação pode chegar a infetar cinco. Já aqueles sentados à janela, são os que apresentam a menor probabilidade de serem expostos a este tipo de problema e, assim, contrair uma doença durante o voo.

É um lugar à janela, se faz favor!

Brand Story