Menu
Inicio Living Como limpar o micro-ondas em 60 segundos

Como limpar o micro-ondas em 60 segundos

O micro-ondas é o melhor amigo de quem tem pouco tempo para cozinhar. Acredite, as bactérias também gostam tanto deste aparelho como nós.

Quando era criança, chegar à vida adulta significava poder fazer coisas divertidas, como ficar acordada até tarde, conduzir um carro e morar sozinha – quando crescemos, morar sozinhas passa a ser o sonho mais problemático. E é nesse momento que abrimos o micro-ondas, e encontramos uma bagunça, sujidade por todo o lado. Além de tudo, adivinhe: tudo começa a cheirar mal. Nessas horas gostávamos de estar a relaxar em casa dos pais, não é?

Entenda: é preciso limpar o micro-ondas sempre que o usa. Se não, tudo o que cair lá dentro continuará a cozinhar a cada vez usa o aparelho, dificultando ainda mais a remoção, diz Leslie Reichert, autora de The Joy of Green Cleaning. “Além disso, os germes adoram locais quentes e húmidos. Portanto, se deixar o micro-ondas fechado com humidade e comida, estará a criar um terreno fértil para bactérias”.

As probabilidades de o seu plano original de reaquecer as sobras para o jantar estarem acabados agora, são altas. Mas nem sempre deve ser sempre assim, só precisa saber sobre como limpar o micro-ondas e quando deve fazê-lo.

Como limpar o micro-ondas: Parte interior

Toda a comida acumulada pode ser suficiente para a fazer querer mandar o micro-ondas pela janela e começar tudo de novo. Em vez disso, é melhor procurar uma esponja velha (e limpa!). Para uma “limpeza completa”, coloque na esponja um pouco de água e sabão (1/2 colher de chá de detergente para duas chávenas de água). Limpe todo o interior do micro-ondas, certificando-se de que todas as áreas estejam ensopadas e com sabão, diz Melissa Maker, especialista em limpeza do Clean My Space, um serviço de limpeza. “Deixe descansar durante cinco minutos e polvilhe uma pitada de bicarbonato de sódio como uma abrasão adicional sobre todas as áreas em que notar manchas ou sujidades mais difíceis”, aconselha.

Enquanto o micro-ondas está encharcado, Maker recomenda usar esse momento de pausa para lidar com o prato sujo (sabe aquele prato giratório onde coloca a comida?) do micro-ondas. Só precisa de recorrer aos mesmos materiais e métodos que usou para limpar todo o resto do aparelho.

Com uma esponja molhada com a mistura anterior e com o lado áspero (verde) para baixo, use um “padrão S” para limpar de cima para baixo, da esquerda para a direita cada lado do micro-ondas, incluindo a parte superior e a base. De seguida, faça uma limpeza final com um pano de microfibra, que capta a sujidade, os detritos e a humidade melhor do que outros tipos de pano.

Limpar o micro-ondas com ingredientes naturais

Coloque uma mistura de 1 chávena de vinagre branco destilado ou 1 chávena de água quente com 2 colheres de sopa de sumo de limão no micro-ondas e aqueça até que comece a ferver, diz Reichert. Após um minuto a ferver desligue o aparelho, mas não abra as portas. Em vez disso, deixe a solução repousar entre três a cinco minutos, para que o vapor e o líquido possam ajudar a soltar até o mais duro dos resíduos. “É essencialmente dar ao seu micro-ondas um tratamento facial”, brinca Maker. Remova cuidadosamente o copo e limpe o interior com um pano ou esponja húmida de microfibra.

Como limpar o micro-ondas: Portas e a parte exterior

Limpe a parte externa com um pano de microfibra húmido com qualquer tipo de detergente, pode até ser com a mistura que citamos anteriormente.

Deixe descansar alguns minutos para realmente limpar toda a sujidade antes de secar. Ficou diante de uma área particularmente gordurosa e e difícil de limpar? Esfregue com a parte “carnuda” de um limão. Graças à sua acidez intensa, o limão pode limpar a gordura e, como um bónus adicional, neutralizar maus odores, explica Maker.

Se você não precisar de esfregar mais (leia-se: o micro-ondas está razoavelmente limpo), Reichert diz que um pano de microfibra lavado com “água muito quente” deve ser suficiente para remover qualquer sujidade que possa estar escondida.

Então, como evitar o excesso de sujidade no micro-ondas?

Para reduzir a sua rotina de limpeza da próxima vez, Maker recomenda limpar o aparelho pelo menos uma vez por semana e imediatamente após algo respingar. Não importa o quanto você esteja com fome. Espere um segundo e confirme se está tudo bem.

Caso contrário, limpe-o rapidamente (mesmo que seja apenas com uma toalha), uma vez que isso pode fazer toda a diferença no futuro. Além disso, cobrir os alimentos de alguma forma também pode evitar que borbulhem e que a sujidade se espalhe.

Artigo via Women’s Health

Brand Story