Menu
Inicio Living Lei na Noruega quer obrigar influencers a dizer se retocaram imagens

Lei na Noruega quer obrigar influencers a dizer se retocaram imagens

Photoshop? Retoque na cor da pele? Na Noruega pode haver multas para quem publicar imagens editadas sem o dizer.

Lei na Noruega quer obrigar influencers a dizer se retocaram imagens
Unsplash

O Ministério da Infância e Família da Noruega quer fazer uma emenda à Lei de Marketing de 2009, de modo a que passe a incluir a obrigatoriedade de menção de edição de corpos nas imagens que são publicadas nas redes sociais por parte de influenciadores digitais. O objetivo é claro: acabar com os padrões irreais de beleza que proliferam nas redes sociais, aquilo a que chamam de ‘kroppspress’, pressão corporal.

De acordo com a adenda levada a debate no parlamento da Noruega, os retoques de corpo (forma e tamanho) e cor de pele devem estar explicitamente mencionados na publicação, caso contrário o influenciador e/ou anunciantes em causa poderá ser condenado a pagar uma multa ou até a cumprir pena de prisão, lê-se na Women’s Health de Espanha.

Dos retoques corporais que podem passar a estar sob o escrutínio da transparência com esta emenda à lei estão a mudança de cor de pele, os lábios dilatados, as cinturas estreitas e os músculos exagerados, anuncia a Vice. Quanto aos ajustes de iluminação ou saturação da imagem, não foram ainda claras as propostas feitas no parlamento.

Além disso, ainda de acordo com a Vice, a mesma emenda à Lei de Marketing de 2009 defende uma maior transparência no que toca às publicações remuneradas, devendo ser devidamente identificadas como tal, assim como já acontece em Portugal e em Espanha.

As redes sociais alvo destas medidas são o Instagram, Facebook, TikTok, Twitter e Snapchat.

A proposta foi debatida no passado dia 2 de junho e obteve 72 votos a favor e 15 contra, estando agora em análise a data em que entrará em vigor.

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/porque-e-que-a-mulher-vive-tao-refem-da-imagem/saude/400676/

Brand Story