Menu
Inicio Living Fã das Kardashians? Descubra como isso pode estar a afetar-lhe o cérebro

Fã das Kardashians? Descubra como isso pode estar a afetar-lhe o cérebro

Programa ‘Keeping Up With the Kardashians’ tem efeitos na perceção social, diz estudo.

Ver conteúdos mediáticos que enfatizam a riqueza e o luxo, como o programa televisivo ‘Keeping Up With the Kardashians’, pode torná-la menos empática com os mais desfavorecidos, diz estudo.

De acordo com as conclusões obtidas pela investigação da London School of Economics and Political Science – que analisou mais de 480 adultos – a exposição a este tipo de tema tem um impacto direto na perceção social.

Segundo os dados revelados, ver, durante apenas 60 segundos, conteúdos mediáticos materialistas – ou seja, conteúdos que “embelezam a fama, luxo e riqueza” – é suficiente para aumentar, de forma significativa, as crenças de oposição a benefícios sociais como, por exemplo, subsídios do Estado atribuídos aos mais carenciados.

Dos dois grupos analisados, aquele exposto a este tipo de imagens mostrou-se mais a favor de decisões políticas como aumento nos impostos, medidas de austeridade ou reduções nos subsídios sociais. Adicionalmente, os inquiridos que afirmaram assistir a programas como ‘Keeping Up With the Kardashians’ e ‘X-Factor’, apresentaram um maior nível de crenças e atitudes materialistas.

Das ‘Kardashians’ ao ‘X-Factor’: o impacto da Natureza Humana

De acordo com Rodolfo Leyva, principal autor do estudo, este tipo de situação acontece devido ao facto de os seres humanos serem, a priori, materialistas – assim sendo, programas como ‘Keeping Up With the Kardashians’ ativam (e libertam) o nosso lado mais egoísta.

“Quando a ênfase é colocado no materialismo, como forma de alcançar a felicidade, sentimo-nos mais egoístas e antissociais. Como resultado, tornamo-nos menos empáticos com os mais desfavorecidos”, explica Leyva.

Os resultados deste estudo parecem ser claros: aquilo que escolhemos ver, de forma regular, pode ter um impacto significativo a nossa perceção do mundo, dos outros e de nós mesmos.


Ler mais:

https://www.womenshealth.pt/living/treino-cardio-kim-kardashian/


 

Fotografia de destaque: E! Entertainment

Brand Story