
Houve um tempo em que fruta disfarçada de carne era algo facilmente considerado crime culinário maior do que desperdiçar um prato de carne servido num restaurante com estrelas Michelin. Mas o ano de 2020 vem acabar com esta ideia e o veganismo é uma nova tendência alimentar cada vez mais adotada por muitos. São cada vez mais as opções que aproximam sabores de vegetais à proteína animal.
O fruto jaca é um dos ingredientes base que permite tal magia. Rica em antioxidantes e com mais proteína do que a maioria dos frutos, o seu nome tem vindo a ganhar destaque na alimentação atual. Esta a receita desta sandes prova isso mesmo.
O vinagre de cidra regula os picos de açúcar no sangue. Tempere bem este prato (recomendamos fazê-lo antes de fechar a sandes para a transportar). Vai ser um almoço vegano bem completo e capaz de a deixar saciada.
Ingredientes
- 220g de jaca fresca picada,
- 2 colheres de sopa de queijo creme vegan,
- 2 fatias de pão espelta ou de centeio tostadas,
- 2 folhas de alface bebé,
- 2 colheres de sopa de beterraba fermentada,
- um punhado de cebolinho picado
Para o molho barbecue:
- 60g de azeitonas picadas,
- 1 colher de sopa de vinagre de cidra,
- sumo de 2 a 3 limas, 3 colheres de soma de tamarindo,
- 35g de açúcar de coco, 1 colher de sopa de cominho em pó, 1 colher de sopa de pimenta preta, 1 pitada de chili em pó
Método
- Presumimos que passou algum tempo desde que cozinhou algo com molho barbecue (volta, verão!), por isso permita-nos refrescar a sua memória. Para este molho, junte todos os ingredientes numa máquina trituradora até ficar suave. Nada difícil, certo?
- Misture o molho com a jaca, deite numa assadeira e leve ao forno a 180º por 10 a 15 minutos.
- Para servir, barre o queijo creme por cima e coloque por cima a alface, beterraba e uma boa dose do molho barbecue. Finalize com o cebolinho por cima, para aquele toque final.