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É por isto que tem dificuldade em fazer amizades novas

Independentemente da idade, sexo ou riqueza, é normal desejar produtos de maior luxio. No entanto, a ostentação pode impedi-la de fazer novas amizades.

luxo
High resolution digital conceptual image illustrating the concept of narcissistic and blind consumption while ignoring those in need. Image shows a young woman of obvious means, pushing a shopping cart that impossibly contains an expensive vintage sports car. She wears a manic, and carefree expression, and is completely fixated on her own reflection in the surface of the car. The late afternoon sunlight casts long shadows that lead the eye to the homeless man sitting in despair at frame right. He is old and frail, and has no shoes. His cardboard sign reads, "Please Help".

Independentemente da idade, sexo ou nível de riqueza, não é incomum desejar ter algo que outros não têm. A vontade de nos sentirmos diferentes das outras pessoas é algo bastante normal, especialmente quando todos se querem destacar de alguma maneira no contexto social em que estão inseridos.

Quando o assunto é consumo, os bens mais desejados são os de luxo devido ao facto de aumentarem a autoestima. No entanto, a questão é mais séria do que pode parecer, já que um estudo diz que, no caso das mulheres, comprar produtos mais caros pode estar associado a mais do que querer sentir-se bem consigo mesma.

Comprar um relógio ou uma mala de um estilista de renome, dá-lhe um certo estatuto na sociedade e exprime também a sua identidade pessoal. No entanto, as motivações que a fazem gastar centenas de euros num par de botas podem não ser as melhores.

Este estudo da Universidade do Minnesota, nos Estados Unidos, diz que as mulheres tendem a comprar produtos de luxo, sobretudo, para afrontar as rivais. Este lado mais primitivo pode ser ativado devido ao desejo de proteger a sua relação, fazendo frente a possíveis ameaças que possam interferir com a sua vida amorosa e o bem-estar da sua relação.

 

Ostentar produtos de luxo pode impedi-la de fazer novos amigos

As consequências destas escolhas podem ainda ser mais preocupantes, já que de acordo com um estudo da Universidade do Michigan, também nos Estados Unidos, ostentar produtos de luxo pode impedi-la de fazer novas amizades.

Este estudo provou que, apesar da ideia preconcebida de que símbolos de estatuto social superior são mais atrativos, na verdade as pessoas preferem demonstrações mais modestas.

A investigação contou com a participação de 125 pessoas e foram realizados dois testes. A um grupo foi pedido que escolhesse entre um carro de alta cilindrada e um carro comum para levar a uma festa. O carro de alta cilindrada foi o eleito por dois terços dos participantes, mas o que estas pessoas não esperavam é que o carro mais modesto despertasse mais interesse nos potenciais novos amigos.

O segundo teste pediu aos voluntários que escolhessem entre uma camisola simples que tinha escrito ‘Walmart’, um supermercado norte-americano e uma camisola que dizia ‘Saks Fith Avenue’, uma marca de roupa de luxo. A maioria dos participantes escolheu a opção de luxo, mas 64% dos inquiridos afirmou ter maior vontade de se tornar amigo da camisola que dizia ‘Walmart‘.

Estes resultados, segundo os investigadores, apenas se aplicam à criação de novas amizades e não à manutenção de amizades antigas.

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