Menu
Inicio Nutrição É por este motivo que temos desejos de batatas fritas e donuts

É por este motivo que temos desejos de batatas fritas e donuts

Ciência descobre motivos por trás da vontade de comer estes inimigos da dieta.

motivo

Uma nova investigação descobriu por que motivo optamos por batatas fritas ou donuts quando temos desejos de comida pouco saudável.

Ao que indicam os resultados publicados na revista cientifica Cell Metabolism, alimentos que combinam gordura e hidratos de carbono são percecionados como mais valiosos pelo sistema de recompensa do nosso cérebro – em oposição a alimentos que apenas contêm uma fonte de energia.

O estudo contou com a participação de mais de 200 adultos, a quem foram feitas análises ao cérebro enquanto estes viam fotografias de snacks que continham gordura, açúcar ou uma combinação de ambos.

Foi dado, a cada um dos participantes, um valor monetário limitado para licitar os alimentos preferidos. A maioria mostrou-se preparada para gastar mais dinheiro naqueles que combinavam gordura e hidratos de carbono.

Enganar o cérebro

O grupo de pesquisa revela que os nossos cérebros tendem a estimar quantas calorias cada alimento com gordura ou hidratos contém, para ajudar a regular a quantidade que é ingerida. O real problema acontece quando ambos os elementos se combinam.

“O nosso estudo demonstra que quando ambos os nutrientes se combinam, o cérebro tem tendência para superestimar o valor energético dos alimentos”, explica Dana Small, investigadora da Universidade de Yale.

Outro dos motivos que poderão estar relacionados com esta tendência poderá ser o facto de que os alimentos com gordura e hidratos são raros na natureza – a única exceção é o leite materno.

Assim sendo, os cientistas defendem que os nossos cérebros ainda não evoluíram o suficiente para compreender que não deveríamos ingerir este tipo de alimentos com frequência – uma realidade que poderá acontecer no futuro, com a evolução continua da espécie.

Brand Story