Menu
Inicio Saúde Eis o novo ‘segredo’ para um coração saudável

Eis o novo ‘segredo’ para um coração saudável

iogurte, alimentação saudável

Que a alimentação tem um impacto direto na saúde (para o bem e para o mal), todas nós sabemos, mas um recente estudo vem agora reforçar essa ideia e coloca o iogurte no centro de todas as atenções.

Prático, versátil e saboroso, este é um dos alimentos mais frequentes na dieta e dos que mais benefícios traz à saúde. É uma excelente fonte nutrientes, promove a saciedade, estimula o bom funcionamento do sistema intestinal e, sabe-se agora, pode também ajudar a proteger o coração.

Publicada na revista cientifica American Journal of Hypertension, a investigação da Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, concluiu que comer dois ou mais iogurtes por semana reduziu 20% o risco de sofrer de doenças cardíacas ou AVC no futuro.

No caso das mulheres, comer iogurtes com regularidade mostrou ser o ‘segredo’ para reduzir em 30% o risco de sofrer de enfarte do miocárdio.

Para este estudo, os cientistas norte-americanos recorreram a 55.898 mulheres e 18.232 homens, todos analisados de forma regular entre a década de 80 e 2006.

Escolher um bom iogurte

Na hora de comprar iogurtes, há um número que tende a salta logo à vista: as calorias. Embora seja importante ter em atenção o valor calórico de cada alimento, importa também analisar a origem dessas mesmas calorias.

E o teor de açúcar é um dos aspetos mais críticos. Existem variedades com nada mais, nada menos do que 15 gramas de açúcar, uma quantidade que excede e muito a dose diária recomendada pela Direção-Geral da Saúde.

De acordo com o organismo, que se baseia nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o açúcar deve representar, em média, apenas 5% das calorias ingeridas num dia.

Além do açúcar, importa também ter em conta o teor de gordura, sendo que quanto mais perto do zero estiver, melhor – especialmente a gordura saturada.

Optar por iogurtes naturais e livres de corantes e aromas artificiais é também uma mais-valia.

Há um iogurte ideal? Não e a razão é simples: cada pessoa tem o seu próprio organismo, por isso, deve procurar sempre o alimento que melhor se encaixa nas suas próprias necessidades.

Brand Story