Menu
Inicio Novidades Investigadores portugueses criam têxtil que faz suor ‘cheirar bem’

Investigadores portugueses criam têxtil que faz suor ‘cheirar bem’

Investigadores portugueses criam têxtil que faz suor ‘cheirar bem’

‘Quanto mais treinar, melhor vai cheirar’ é provavelmente uma frase nunca antes lida. Mas que pode vir a ser verdade graças um grupo de investigação da Universidade do Minho, em Braga.

Filipa Gonçalves, Artur Ribeiro, Carla Silva e Artur Cavaco-Paulo são os responsáveis pelo projeto. A investigação resultou num tecido que, quando em contato com o suor, liberta um leve aroma a citronela. Assim se lê no site do Departamento de Engenharia Biológica daquela instituição.

O ‘segredo’ está numa proteína encontrada no nariz de porcos, que é capaz de libertar o agradável cheiro sempre que entra em contato com a normal acidez do suor humano. A par disso, o promissor têxtil conta também com nanómetros no próprio algodão da roupa que ajudam a neutralizar o mau cheiro. Tal resulta num aroma mais agradável mesmo durante treinos intensos.

O artigo científico está disponível na ‘ACS Publications’ onde além dos termos científicos é explicado que, além de ser benéfico para ambiente de treino, o aroma a citronela faz deste têxtil um material promissor para roupa de criança, uma vez que a citronela funciona como repelente de insetos. Em suma, a descoberta é um dois em um “de alto potencial”. É que “os têxteis funcionais que incorporem fragrâncias podem ser um produto desodorizante eficiente para roupas”, dizem os engenheiros responsáveis pelo projeto.

Onde encontrar tais peças ou quando vão estar disponíveis são questões ainda muito prematuras de se fazer. Isto porque o artigo apenas foi divulgado em julho deste ano e conta apenas com a primeira fase da investigação.

Enquanto espera pelas roupas de desporto feitas com este têxtil português, há que continuar a lidar com o próprio suor. Conheça na galeria de imagens algumas curiosidades sobre esta reação natural.


Leia também

A rotina para tonificar o corpo e o coração

Brand Story