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Qual o intervalo de treino ideal para quem está a começar?

Se começou agora a dedicar-se à corrida, execute este treino pelo menos uma vez por semana. Mas há mais a considerar. Aqui damos-lhe seis dicas

Depende da distância da prova para o qual está a treinar. Aqui indicamos um exemplo fácil de um treino de qualidade, para fazer no máximo uma vez por semana, indicado para um atleta principiante que até aqui se tenha cingido a treinos a ritmos mais calmos e contínuos.

Comece por caminhar

Faça-o durante 10 minutos, terminando com um par de sprints.

Intensidade alta

Corra 20 minutos e a aproximadamente 80% do que considere ser o seu ritmo máximo. Aquilo que é a sua velocidade máxima irá depender, também do local escolhido para treinar. É que correr na estrada, com peões, passadeiras e altos e baixos é bem diferente de correr numa passadeira.

Recuperação

Caminhe mais 5 minutos de forma tranquila. Aproveite estes momentos para respirar fundo e recuperar. Mas nunca pare.

Repetição

Execute 2 repetições de 10 minutos a 80%, intercaladas por 5 minutos a um ritmo calmo.

Sprints

Execute 5 repetições de sprints de 30 segundos, fazendo a meio 1 minuto a um ritmo calmo. O ideal é fazer-se acompanhar de um simples relógio que lhe permita marcar o tempo. Embora o seu telemóvel também sirva para este seu treino.

Arrefecimento

Por fim, termine com 5 minutos a um ritmo muito calmo.


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