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Inscreveu-se na sua primeira prova? Saiba qual o próximo passo

preparar para correr

A quem é novato nas corridas, a primeira prova deverá ser de 5km. Ou, caso já corra um pouco mais, pode-se se aventurar nos 10km. Mas porque queremos que esta seja uma modalidade para todos, comecemos pelo nível mais básico:

‘Acabo de me inscrever numa prova de 5 km. Algum conselho especial?’

A questão chegou à redação da Women’s Health. Em primeiro lugar, Parabéns! A quem enviou a resposta e a todas as outras que tomam a mesma iniciativa.

Ficará menos nervosa se acreditar que fez uma boa preparação antes de se deslocar para a sua primeira corrida. Na noite antes da prova faça uma lista do que precisa: sapatilhas, equipamento, pulsómetro, dorsal, etc. Na manhã da corrida tome um pequeno-almoço com 200-300 calorias e baixo em fibras. Faça por eliminar as gorduras e proteínas de digestão lenta.

Dirija-se com tempo para o local da corrida de forma a estacionar e a poder chegar à linha de partida uma hora antes da prova se iniciar. É possível que ainda tenha de passar pela casa de banho (acredite no que lhe dizemos porque quase de certeza que vai ter vontade), pelo que vai encontrar casas de banho móveis junto à partida ou perto da zona dos patrocinadores da prova.

Comece a sua primeira prova junto ao pelotão, perto da maior parte dos corredores amadores. É o melhor e mais descontraído sítio para dar início à sua nova aventura. Na partida, não saia demasiado rápido. Não é nada divertido! O mais importante é que desfrute o máximo possível. Não há nada como a sua primeira corrida com dorsal.

Esperemos que guarde este artigo para relembrá-lo mais próximo do dia da prova. Mas se só agora se inscreveu, é possível que tenha tempo para se preparar. E que tal um plano de treino de 9 semanas, para ter o melhor resultado possível nestes 5km?

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