Menu
Inicio Uncategorized A importância da saúde emocional

A importância da saúde emocional

Mafalda Almeida
Saúde emocional

Quando dizemos que alguém está ou é saudável (ou quando nós mesmos/as nos achamos
saudáveis), é normal que isso seja associado a algo próspero, positivo e até entusiasmante e alegre.

Eu, por exemplo, agradeço todos os dias de manhã o facto de ser uma pessoa saudável. Parece cliché, eu sei, mas a verdade é na grande maioria das vezes só damos valor à saúde quando não a temos… E isso é uma pena. A boa notícia é que só depende de nós conseguirmos focar a nossa atenção, os nossos pensamentos e a nossa energia no que é próspero, saudável, abundante e bom. Por isso peço-lhe desde já: agradeça sempre a saúde que tem.

Passemos então à saúde emocional. Não me estou a referir, nem vamos confundir isto com
“saúde mental”. Os dois conceitos são diferentes, hoje não quero que o foco seja a mente mas sim as nossas emoções.

Muitos são os meus Clientes que referem vezes sem conta o desejo de ser emocionalmente inteligentes”. Não existe propriamente alguma relação ou algo em comum entre essas pessoas que tanto desejam ser emocionalmente inteligentes, mas de facto este tema impressiona-me, pela ansiedade que gera nas pessoas. E essa ansiedade só por si já não é inteligente…

Hoje em dia as exigências próprias encontram-se ao mais alto nível, tão alto tão alto que nos trazem falta de saúde, infelicidade e outras coisas menos boas. A culpa é nossa. Querermos ser, ter, fazer tanto tanto tanto, que não damos valor à pessoa espetacularmente inteligente que já somos. Penso que até agora tudo isto possa ser também cliché. Todos/as sabemos disto, mas continuamos a fazer tudo da mesma forma.

Ora, para se sermos “emocionalmente inteligentes” devemos antes de mais ser
“emocionalmente presentes”… Sim, a consciência do presente, a valorização do que temos na nossa vida, do que já conquistámos, é um dos fatores que em muito contribui para a melhoria da nossa inteligência emocional. Não viver no futuro, mas sim no presente.

Existe algo que também gostaria de sublinhar, que em muito contribui para a melhoria da nossa inteligência emocional: a nossa autoestima. Existindo uma autoestima saudável, com certeza que conseguiremos tomar melhores decisões, e que nos colocaremos como (possível) prioridade nessas decisões.

Por último, sublinhar a importância de sermos otimistas (não em demasia, de forma
inconsciente), mas esperando sempre o melhor, ainda mais em situações que dependam de nós. Conte-me tudo! De que forma está a pensar investir na melhoria da sua inteligência emocional? Sente essa necessidade? Então já sabe: entre em ação.

 

A especialista

Mafalda Almeida, Executive & Life Coach, formadora, palestrante, mentora, e autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo.

www.mafaldaalmeida.com
[email protected]
Instagram: @mafalda_almeida_coach
Próximas acções de formação:
MBA – My Brand Academy (Marca Pessoal e Profissional) – 09.05.2020
Programa Intensivo de Liderança Feminina (7ª edição) – 16.05.2020

Brand Story