Menu
Inicio Living É nesta idade que as mulheres se sentem melhor com o seu...

É nesta idade que as mulheres se sentem melhor com o seu corpo

Ciência descobre em que idade o nível de autoestima é mais elevado.

É nesta idade que as mulheres se sentem melhor com o seu corpo

Há muitas coisas que ficam melhor com a idade, pelo menos assim o diz o ditado. Já a Ciência, diz que uma delas é a autoestima.

Ao que indica uma nova investigação, publicada na revista científica Psychological Bulletin, os 60 anos parecem ser a melhor idade para a autoestima. É neste momento da vida que nos sentimos melhor connosco próprios e, dizem os especialistas, que esses sentimentos positivos podem manter-se em pico de atividade durante uma década.

A idade e a autoestima

Ao que indicam os resultados, a autoestima tem tendência para começar a crescer entre os 4 e os 11 anos de idade, à medida que as crianças desenvolvem um sentido de independência e processos cognitivos e sociais.

Na fase seguinte, e até aos 15 anos, estes níveis mantém-se. A autoestima volta a crescer, de forma substancial, até aos 30 anos e, depois, mais gradualmente durante três décadas. Aos 60 anos, revela Ulrich Orth, coautor do estudo, à TIME, atinge um pico, que se mantém até chegarmos aos 70 anos.

É a partir daqui, diz o especialista, que a autoestima começa a diminuir, com os adultos a sentirem-se mais insatisfeitos consigo mesmos com o passar dos anos. Aos 90, este decréscimo é significativo, especialmente devido a fatores associados à velhice (perda de papéis sociais e, possivelmente, viuvez, por exemplo).

A pesquisa analisou mais de 190 artigos sobre o tema, que incluíram dados de mais de 160 mil pessoas.


Ler mais:

https://www.womenshealth.pt/living/campanhas-marcas-promovem-mulheres-reais/


 

Brand Story