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Esta é a hora do dia em que queima mais calorias (mesmo sem treinar)

E se lhe disséssemos que o seu próprio relógio circadiano, vulgarmente apelidado de relógio biológico pode influenciar o processo de queimar calorias?

Perder peso pode ser um verdadeiro desafio e um processo difícil se tentar fazê-lo sozinha. Mas não desmotive. É possível ter sucesso e perder esse peso que a deixa desconfortável. O recomendado é que alie a sua vontade aos conhecimentos de um nutricionista e que comece também a praticar exercício físico.

Além de ajudar na perda de peso, o exercício físico tem inúmeros benefícios que já conhece. Porém, a grande dúvida surge quando pensa sobre qual é a melhor hora do dia para treinar, ou qual é a fase do dia ou da noite em que queimas mais calorias. Claro que, o gasto calórico vai depender intensamente do tipo de atividade física que realiza, mas novas pesquisas indicam que existem mais fatores a ter em conta.

E se lhe disséssemos que o seu próprio relógio circadiano, vulgarmente apelidado de relógio biológico, pode influenciar a sua perda de peso? Na verdade é exatamente isso que acontece.

O efeito do relógio biológico

Um novo estudo Da Divisão de Sono e Distúrbios Circadianos do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, nos estados unidos, revela a hora do dia em que queima mais calorias. Esta perda não está relacionada com as suas idas ao ginásio, mas sim com o próprio funcionamento do seu organismo.

Este estudo contou com a participação de sete pessoas que, durante três semanas, ficaram retidas num laboratório especialmente desenhado para o efeito. Estas pessoas não tinham acesso a nenhum dispositivo tecnológico como os telefones, nem à internet.

No entanto, a característica do estudo que pode ser mais surpreendente é o facto de os participantes também não terem noção das horas do dia. Os participantes deveriam deitar-se e acordar quando assim eram instruídos e, a cada noite, a hora de dormir era atrasada quatro horas, o que simulava (ao fim das três semanas) uma viagem à volta do mundo inteiro.

 

A hora do dia em que queima mais calorias é…

Segundo os investigadores, quando estamos num estado de repouso, o gasto energético varia de pessoa para pessoa, com base no seu ‘relógio’ interno, ou seja, o seu ritmo circadiano.

Ainda assim, em comum, todos os humanos têm o facto de, durante a noite, despenderem menos energia. Isto, claro se não trabalhar por turnos ou mesmo de noite. Neste sentido, este estudo indica que existe um risco acrescido de ganhar peso para as pessoas que trabalham por turnos, porque acontece um desequilíbrio energético. O gasto energético, que é influenciado pelo sono, pelo exercício físico, pela alimentação e por um horário desregulado, sem uma rotina minimamente fixa, pode mesmo contribuir para que ganhe peso.

De facto, ao fim do dia queima mais 10% das calorias, quando comparada esta altura do dia às primeiras horas da manhã. “Não é apenas o que comemos, mas também quando comemos – e descansamos – que tem impacto na quantidade de energia que gastamos ou a gordura que ‘guardamos”, explica Jeanne Duffy, a coautora do estudo.

Os investigadores concluem que é durante a tarde e ao início da noite que, mesmo em repouso, o nosso corpo queima mais calorias. Por isso, se não vai ter tempo de ir correr, nadar ou até ir à aula de Yoga hoje, não tem problema. O seu corpo vai fazer isso por si. Basta que esteja acordada e em repouso, durante a tarde ou início da noite.

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