Menu
Inicio Saúde Estarei realmente doente ou serei hipocondríaca?

Estarei realmente doente ou serei hipocondríaca?

Especialista responde!

Estarei realmente doente ou serei hipocondríaca?

Estarei realmente doente ou serei hipocondríaca? Quantas vezes já fez esta pergunta ou a confrontaram com tal? Pois bem, caso tenha existido uma avaliação prévia, feita por especialistas clínicos, que confirme a não existência de um diagnóstico de patologia associado a determinadas queixas, poder-se-á questionar se apresenta uma manifestação clínica designada por hipocondria, explica Maria João Simões, Psicóloga da Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra.

E o que é a hipocondria? É uma perturbação em que a pessoa apresenta queixas referentes a sintomas físicos, em relação aos quais expressa grande preocupação, pois crê que tem uma doença grave.

De acordo com a especialista, as queixas tanto podem estar relacionadas com funções do organismo (por exemplo, digestão difícil, aumento/perda de peso) e/ou estado de saúde em geral (cansaço, dor), o que decorre de uma interpretação incorreta das funções normais do organismo.

As causas da hipocondria são desconhecidas e existem muitos fatores que podem estar envolvidos no seu desenvolvimento. Se sentir que esta condição interfere significativamente nas atividades do dia-a-dia, nas relações familiares, profissionais e sociais, procure um especialista da área da saúde mental.

Brand Story