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Hidratos de carbono: de vilões a melhores amigos

Apesar de serem essenciais ao bom funcionamento do organismo, existem hidratos de carbono considerados ‘bons’ (complexos) e outros ‘maus’ (simples).

É cada vez mais comum pedir hambúrgueres sem pão, comer almôndegas com zoodles ou até fazer pizza com base de couve-flor. Porque, aparentemente, os hidratos de carbono são inimigos.
Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, os hidratos de carbono são um nutriente que tem como objetivo a produção de energia, através da absorção de glicose, a molécula mais simples que se encontra na composição dos hidratos.

Apesar de serem essenciais ao bom funcionamento do organismo, existem hidratos de carbono considerados ‘bons’ (complexos) e outros ‘maus’ (simples). Como o corpo humano não tem capacidade para armazenar glicose, a principal fonte de energia, é necessário consumi-la ao longo do dia, de forma regular e regrada. Estes alimentos devem ser consumidos, especialmente, antes e depois de uma atividade física que implique grandes gastos energéticos.

Bons hidratos vs. Maus hidratos

“Os hidratos complexos são amidos compostos por longas cadeias de açúcar molecular, e são considerados ‘hidratos bons’. Isto porque demoram mais a digerir e não causam picos de açúcar no sangue como os hidratos simples”, confirma Ha Nguyen da Yummy Body Nutrition .

Apesar de os hidratos simples (maus) como os sumos, gelados, doces ou pão branco poderem ser consumidos com moderação, o melhor é apostar maioritariamente nos hidratos complexos – ver galeria acima. Isto deve-se ao facto de os hidratos simples apresentam uma quantidade de calorias elevada, mas que não se traduz na mesma quantidade de nutrientes.

Deste modo, é possível dizer que os hidratos de carbono ‘bons’ são aqueles cuja absorção é mais demorada, permitindo ao organismo absorver uma grande quantidade de nutrientes. Já os ‘maus’ provocam picos de energia, o que não é saudável.

Para tornar a escolha mais fácil selecionamos 15 alimentos ricos em hidratos de carbono complexos para ajudar na sua próxima visita ao supermercado.

Artigo via Women’s Health África do Sul


https://www.womenshealth.pt/nutricao/encontrar-todas-vitaminas-e-minerais/

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