Menu
Inicio Saúde Mais de 3,7 mil milhões sofrem de herpes

Mais de 3,7 mil milhões sofrem de herpes

Cerca de dois terços da população mundial com menos de 50 anos está infetada com o vírus herpes simplex (HSV-1).

Trata-se de uma infeção contagiosa e incurável, normalmente associada a feridas na boca ou zonas do rosto e, em certos casos, nas zonas genitais.

A conclusão é da Organização Mundial de Saúde, que revelou dados de várias partes do mundo. Na Europa, as mulheres são mais afetadas pelo vírus nos grupos etários 25-29 e 35-39 anos, com os homens a passarem à frente no intervalo de idades de 45-49 anos.

 

Herpes em todo o mundo

O HSV-1 é um de dois tipos do vírus herpes simplex. O outro é o HSV-2, vírus associado ao herpes genital e quase exclusivamente transmitido por via sexual.

Segundo a pesquisa, o primeiro tipo poderá estar associado a um aumento do herpes genital, sendo ainda associado a infeções que resultam em cegueira e, ainda que muito raramente, encefalite.

O estudo mostra ainda que ambos os tipos de HSV podem ser responsáveis por infeções orais ou genitais e que cada um deles pode ser transmitido por via oral ou sexual.

Ainda que existam alguns medicamentos para ajudar a controlar os surtos, atualmente, não existe qualquer cura ou vacina para tratar ambos os vírus.

Frente ao problema, a Organização Mundial de Saúde termina o relatório de pesquisa, a defender a importância da monitorização global do vírus.

Brand Story