Menu
Inicio Nutrição Hambúrguer veggie com legumes salteados e vinagrete de manga

Hambúrguer veggie com legumes salteados e vinagrete de manga

Os hambúrgueres também podem ser saudáveis! Esta é uma opção gourmet e vegetariana que tem tanto de saudável como de fácil de preparar!

Quando se pensa numa alimentação vegetariana, não é incomum a ideia de que quem a pratica acaba por comer o mesmo todos os dias. No entanto, essa perspetiva não podia estar mais longe da realidade.

Pratos cheios de cor, com diferentes sabores e muita imaginação fazem parte de uma vida longe dos alimentos de origem animal.

A sugestão WH de hoje traz-lhe um hambúrguer veggie, com legumes salteados e um toque muito exótico, o vinagrete de manga.

Veja a receita!

Ingredientes (para quatro pratos)

70 g de cebola
70 g de alho francês
170 g de cenoura
170 g de pepino
260 ml de azeite virgem
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta
70 g de soja texturizada granulada
1 pitada de orégãos
100 g de pão ralado
1 manga
60 ml de sumo de limão
½ cebola tenra
100 g de cebola roxa
100 g de pimento verde
100 g de pimento vermelho
4 alcachofras
1 folha de carvalho
1 pitada de tomilho fresco
260 ml de água

 

Modo de preparação

Para fazer o hambúrguer, pique a cebola, o alho francês e 70 g de cenoura e de pepino. Tempere os legumes com uma colher de chá de azeite, uma pitada de sal e outra de pimenta.

Ferva água, apague o lume e adicione a soja texturizada para que absorva a água. Misture os legumes já temperados com o texturizado de soja hidratado e adicione uma pitada de orégãos, 70 g de pão ralado e um pouco de sal. Molde o hambúrguer e envolva-o com o resto do pão ralado.

Agora, o vinagrete! Triture meia manga em conjunto com o sumo de limão, uma pitada de sal e outra de pimenta e finalize com azeite. Com a outra metade da manga, prepare um picadinho com a cebola tenra, 250 ml de azeite e uma pitada de sal. Misture o preparado com o vinagrete.

O wok é mais fácil de preparar do que imagina: corte a cebola roxa, os pimentos, o pepino e a cenoura que não utilizou para os hambúrgueres. Salteie as verduras no lume forte no wok com uma colher de chá de azeite, uma pitada de sal e outra de pimenta.

Para o acompanhamento, tempere as alcachofras com azeite, sal e pimenta. Leve-as ao forno, a 200º C, durante 30 minutos. Quanto estiverem no ponto,
tire-lhes a pele e corte-as. Sobre a folha de carvalho, coloque as verduras, o hambúrguer previamente preparado e a mistura de manga.

Tempere a gosto e decore o prato com tomilho fresco.


Leia também

https://www.womenshealth.pt/nutricao/comer-1-500-calorias-menu/

Brand Story