Menu
Inicio Living Há uma vitamina que pode ajudar a recordar os sonhos

Há uma vitamina que pode ajudar a recordar os sonhos

sonhos, sonho, sonhar

Os sonhos são possivelmente a parte mais misteriosa da nossa existência. É durante o sono – momento em que não estamos conscientes – que criamos histórias, lembramos ideias, confundimos factos.

Apesar de os sonhos terem narrativas que são, por vezes dignas da Sétima Arte, a verdade é que raramente nos conseguimos recordar o que quer que seja quando acordamos.

Mas, e se lhe dissermos que há uma forma de se lembrar do sonho? Pois bem, basta comer bananas!

 

A vitamina que ajuda a recordar os sonhos

Presente também em vegetais, sementes, leguminosas, grãos integrais, gérmen de trigo, leite, ovos, salmão, atum e carne, a vitamina B6 parece ser o segredo para trazer à memória os sonhos.

Quem o diz é o grupo de investigadores da Universidade Adelaide, na Austrália, que replicou um estudo anteriormente feito (em 2002) e analisou novamente o impacto de 240mg desta vitamina do complexo B em 100 participantes.

Cada um dos envolvidos no estudo foi tomou um suplemento de vitamina B6 ou placebo (grupo de controlo) antes de dormir ao longo de cinco noites consecutivas.

Assim que cruzaram os dados obtidos nas análises cerebrais, os cientistas notaram que o consumo de vitamina B6 “aumentou significativamente a quantidade de conteúdo de sonho que os participantes recordavam”, embora não tenha afetado “significativamente a vivacidade do sonho”.

Como consequência desta maior memória de sonho, os participantes que fizeram suplementação de vitamina B6 (Piridoxina) apresentaram um maior cansaço ao despertar e uma qualidade de sono pior.

O estudo foi publicado na revista científica Perceptual and Motor Skills.

https://www.womenshealth.pt/nutricao/tudo-precisa-saber-as-vitaminas-do-complexo-b/

 

Brand Story