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Há mais um motivo para evitar comer carne vermelha

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O consumo de carne vermelha tem sido amplamente desaconselhado pela quantidade gordura saturada que esta proteína animal tem e pelo risco que isso traz à saúde. Mas há mais um motivo para moderar o consumo deste tipo de alimento.

De acordo com um recente estudo da Universidade de Leeds, no Reino Unido, o consumo de carne vermelha está associado a um aumento do risco de cancro do cólon nas mulheres.

A ingestão desta proteína animal mostrou-se maior quando comparada com a dieta vegetariana e o consumo de peixe.

 

Carne vermelha. O melhor é mesmo reduzir

Para o estudo foram analisados 32,147 mulheres de Inglaterra, do País de Gales e da Escócia ao longo de 17 anos.

Cada uma das participantes relatou o seu estilo de vida, tipo de alimentação e dados de saúde, que foram analisados ao longo dos anos.

Assim que todos os dados foram cruzados, os cientistas notaram que comer carne vermelha de forma regular não só acelera o envelhecimento, como pode mesmo desencadear o aparecimento de cancro do cólon.

No total, foram relatados 462 casos de cancro do cólon e reto e 335 casos de cancro do cólon, sendo que 119 eram cancro do cólon distal.

Os cientistas defendem que uma dieta isenta de carne vermelha pode reduzir significativamente o risco de cancro do cólon, porém, é preciso ter peso e medida antes de mudar radicalmente a alimentação.

Apesar do consumo de carne vermelha estar associado a vários problemas de saúde, a verdade é que esta é uma das proteínas com mais benefícios para a saúde – incluindo as tão necessárias vitaminas do complexo B e os minerais como ferro e zinco.

Uma alimentação vegetariana é igualmente eficaz na hora de fornecer todos os nutrientes necessários ao organismo, mas, e tal como acontece com qualquer tipo de regime alimentar, importa ter sempre o aconselhamento especializado.

Se não quer abdicar do consumo de carne vermelha, mas também não quer colocar a saúde em risco, então aposte no equilíbrio e na variedade. Aposte no consumo de peixe, proteína vegetal e carne branca ao longo da semana, e reserve os dias de festa ou ocasiões especiais para o consumo de carne vermelha.

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