Menu
Inicio Saúde Há mais um bom motivo para ter cães, diz a Ciência

Há mais um bom motivo para ter cães, diz a Ciência

Sim, são mesmo os nossos melhores amigos.

ter cães
ter cães

Ter um cão é uma experiência única, com benefícios comprovados para a saúde mental e bem-estar geral. Talvez, por isso, não seja surpreendente que um novo estudo tenha descoberto mais um bom motivo para ter um destes amigos de quatro patas em casa.

A investigação, publicada na revista científica Learning & Behaviour, sugere que os cães fazem de tudo para melhorar a disposição dos donos e, assim, aliviar qualquer que seja o desconforto.

Ao analisar 34 cães e os seus respetivos donos, o grupo de pesquisa concluiu que metade dos participantes de quatro patas correu para ‘salvar’ o dono de uma situação aparentemente negativa. Adicionalmente, foi ainda possível perceber que os cães agem de forma mais rápida quando sentem que os donos estão em perigo real (através do tom de voz) – por oposição a quando são chamados num tom ‘normal’ e calmo.

Perceber e agir

As conclusões apresentadas demonstram que, além de responder a sinais de desânimo dos Humanos (como chorar), os cães apresentam um comportamento, imediato, que pretende melhorar o estado de espírito da pessoa com quem estão a lidar.

Curiosamente, e tal como explica Julia Meyers-Manor, co-autora do estudo à TIME, os cães apresentam vários traços de personalidade, tal como os humanos. Diz a especialista que este fator é determinante para avaliar, por exemplo, os cães que não correram para ‘salvar’ os donos.

Os animais mais ansiosos ou vulneráveis podem sentir-se demasiado afetados por este tipo de situação e, assim, acabar por não conseguir agir. Contudo, isso não significa que não gostem dos donos – “isso pode acontecer porque eles [os cães] amam os donos em demasia”, Emily Sandford, também autora do estudo, ao mesmo órgão de comunicação.


Ler mais:

https://www.womenshealth.pt/perder-peso/passear-cao-exercicio-beneficios/


 

Brand Story