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A cada cor, um nutriente? Conheça o poder dos alimentos

Os produtos mais saborosos e nutritivos são fáceis de encontrar… se os souber procurar. Aqui tem um guia essencial para aprender a comer!

frutas e verduras

Converta a sua alimentação num arco-íris nutricional e lembre-se de que uma forma simples de ingerir vários nutrientes passa por comer fruta e verduras de cores diferentes.

Eis a primeira coisa que deve aprender:

Verde

Normalmente, os vegetais são uma boa fonte de magnésio, que ajuda a proteger os seus ossos. Outros, como as couves-de-bruxelas, são ricos em vitamina K, necessária para a coagulação do sangue.

Amarelo

Fruta e verduras como o ananás e o limão contêm vitamina C, que cicatriza as feridas
e o protege dos radicais livres.

Cor de laranja

Costuma associar-se a alimentos ricos em caroteno. A cenoura é uma boa fonte de vitamina A, que aumenta as defesas, e de vitamina C, presente sobretudo nos citrinos, que ajuda a manter as nossas bocas sãs.

Vermelho

Contém antocianinas que combatem o cancro. O tomate tem potássio, que controla a pressão arterial. A vitamina A do pimento-vermelho conserva a visão em bom estado.

Azul e púrpura

Frutos e vegetais como as uvas e a couve-roxa contêm antocianinas que protegem as células da oxidação prejudicial.

Agora que já conhece as características principais, foquemo-nos nos alimentos em si.
No momento de os escolher, use sabiamente os seus sentidos.

  • Visão: os frutos e as verduras de melhor qualidade normalmente têm uma forma irregular e manchas.
  • Tato: a fruta e as verduras pesadas e firmes são as mais frescas.
  • Olfato: às vezes descartamos as verduras maduras pelo seu odor. Compre de acordo com a época: os alimentos sabem melhor e são mais baratos.

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