Menu
Inicio Nutrição Guia completo sobre a validade dos alimentos

Guia completo sobre a validade dos alimentos

A boa educação à mesa manda não desperdiçar! Aprenda a decifrar a validade de cada alimento e seja mestre a escolher o que guardar e o que deitar fora.

2016 foi o Ano Nacional do Combate ao Desperdício Alimentar, num esforço para a gestão eficiente dos alimentos. Mas, a verdade é que todos os anos devem ser de combate ao desperdício desnecessário de alimentos e bens de consumo.

Nos lares portugueses, perdem-se, por ano, mais de 300 toneladas de alimentos. O pior de tudo? Muitos estão em bom estado! Mas, então, qual é a relevância da informação sobre o prazo de validade nos alimentos?

A nutricionista Maria Travassos (facebook.com/mariatravassos.nutricionista), explica que “o prazo de validade tem dois objetivos principais: garantir a segurança do consumo do alimento e assegurar que as características nutricionais e organoléticas se mantêm”.

No entanto, quando um produto passa do prazo de validade, isso não significa necessariamente que esteja estragado. Além da data de validade deverá estar também atenta a outros sinais.

“Devemos questionar-nos: o alimento tem bom aspeto? Apresenta bolores ou descoloração? Está dentro de uma embalagem empolada? Tem um aroma fora do normal? A textura é adequada? Tem um sabor característico? Todos os 5 sentidos valem na escolha do alimento, até a audição”, conclui a especialista.

 

Dicas para alargar o período de vida de alguns alimentos:

  • Ressuscite as batatas que perderam o crocante, colocando-as numa bandeja no forno, durante 5 minutos a 120o C.
  • Refresque a alface cortando as zonas descoloridas e mergulhando-a numa taça de água com gelo durante 10 minutos.
  • Recupere o pão do dia anterior envolvendo-o numa folha de papel húmida e colocando-o no micro-ondas durante uns segundos.
  • Dê um novo aroma às especiarias antigas ao salteá-las numa frigideira a lume muito baixo durante 15 segundos.

 

Quer saber qual o tempo de vida dos alimentos que tem na sua cozinha? Clique nas imagens acima e saiba os períodos mais recomendados para frigorífico, despensa e congelador.

Brand Story