Menu
Inicio Saúde Este banho garante travar qualquer gripe

Este banho garante travar qualquer gripe

Tomar um banho para acalmar os sintomas de gripe é uma prática comum.

Boas notícias para quem gosta de banhos de imersão bem relaxantes. Esta pode ser a solução que o seu corpo pede contra uma gripe.

Chamemos-lhe um banho detox, já que através deste banho se espera que o corpo expulse as toxinas do corpo que estão a comprometer a sua saúde. Estes benefícios não estão ainda cientificamente comprovados, como avança a Healthline. Mas acredita-se que de facto, fazem bem, mesmo que não funcionem com todas as pessoas.

Foquemo-nos nos sintomas da gripe: corrimento nasal, frio, garganta inchada, dores musculares e falta de energia. Estas são alguns da comum lista apontada por muitos.

Vários são os especialistas que confirmam que adicionar certos óleos ao banho de imersão ajuda contra a maioria destes sintomas. Isto porque relaxa e acalma o corpo.

Há, por isso, que apostar nos óleos essenciais de lavanda ou camomila, que são conhecidos como os mais relaxante.

 

E o sal?

Segundo um pequeno estudo avançado pela Faculdade de Biociência da Universidade de Birmingham, colocar pedras de sal na água do banho ajuda a aumentar os níveis de magnésio no organismo. Este metal é essencial para evitar a produção de ácido lático em excesso – o responsável por dores musculares. Consequentemente, os níveis certos de magnésio vão ajudar também ao relaxamento muscular.

Quanto à congestão nasal, o foco deverá estar no eucalipto, planta que se assume como eficaz contra as viroses de foro respiratório.

 

Solução contra a febre?

Há quem defenda que acalma os sintomas da febre, outros dizem que apenas piora. De facto, um banho de imersão vai baixar-lhe a atenção, logo, não é indicado a quem se sente tonto e fraco.

Do mesmo modo, se se sente com muito frio e o corpo não para de tremer, e sabe que está com febre, um banho quente não é a melhor opção, pois embora seja comum a ideia de que assim irá aquecer o corpo, elevar a sua temperatura corporal não é o que pretende.

Em suma, um banho acalma os sintomas da gripe, sim, mas não de casos de doença demasiado avançados em que já sofre de febre. Aí, talvez a solução passe mesmo por medicação e não apenas métodos caseiros.

Antes de chegar a tal, nada como prevenir-se com uma alimentação saudável e equilibrada. Não fique carente de vitaminas e não descure da hidratação. Tal deve vir de mãos dadas com o exercício físico que garantidamente vai ajudar a fortalecer o sistema imunitário.

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/saude/alergias-mude-hora-do-banho-tenha-atencao-habitos/

 

 

Brand Story