Menu
Inicio Uncategorized Grandes Sucessos

Grandes Sucessos

Mafalda Almeida
Grandes Sucessos
Unsplash

POR Mafalda Almeida, Executive & Life Coach, formadora, palestrante, mentora e autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo

No mês de Outubro dedico-me especialmente ao tema “Sucesso”. Este conceito diz-me muito, antes de mais, porque cada uma de nós tem a sua ideia própria sobre o sucesso. E é maravilhoso perceber que o que é sucesso para mim pode não ser para si, mas a fórmula para conseguirmos o que desejamos é transversal, aplicando-se na generalidade dos casos.
É certo que as pessoas procuram fórmulas rápidas e eficazes para tudo na vida. Queremos
muitas vezes os resultados, mas não estamos dispostos/as a trabalhar para lá chegar. Não
estamos dispostos/as a negociar connosco e com o mundo o que envolve a ideia de ter sucesso, e a concretização dele. Muitas vezes temos de tomar opções e abdicar de alguma coisa, e isso não nos agrada. E então, desistimos do que queremos.

Essa falta de pré-disposição para entrar em acção tem muitas vezes que ver com medos. Temos medo de experimentar coisas novas, atitudes novas, comportamentos novos. Temos medo que as outras pessoas nos interpretem mal, temos medo de cair no “ridículo”, e… atrevo-me a dizer: temos medo de constatar que as mudanças nos podem trazer algo melhor.

O sucesso tem que ver, acima de tudo, com persistência, com resiliência. Tem que ver com o facto de estarmos envolvidas/os a 100% com o nosso futuro (sem deixar de viver e de aproveitar o presente, nunca se esqueça disso!). E, o sucesso depende também da nossa consciência entre a “necessidade” e o simples “desejo”. A primeira fortalece o músculo da resiliência. O segundo é fugaz, um capricho que em nada contribui para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. O desejo não contribui para o sucesso.

Quando conseguimos associar o nosso “sucesso” ao factor “necessidade”, é bem provável que o caminho se torne mais fácil e divertido. Mais facilmente ultrapassamos obstáculos, porque não perdemos o foco no sucesso que queremos atingir. Mais facilmente também sentimos orgulho na pessoa que nos vamos tornando.

E é aqui que quero chegar: os grandes sucessos fazem-se de pequenos sucessos. Os grandes objectivos conseguem-se através da concretização de objectivos mais modestos (mas não menos importantes!). Uma caminhada desafiante inicia com um pequeno passo.
Confesso que grande parte dos clientes que acompanho (Mentoria e Coaching), quando
entendem esta dinâmica, conseguem muito mais facilmente conquistar o sucesso que desejam.

A nossa mente necessita de coisas, conceitos, ideias, projectos simples. Pequenos passos que nos levam ao objectivo final. Faz sentido para si?

Desafio-a/o então a tirar algum grande objectivo da “gaveta”, e a desconstruir esse objectivo em pequenos passos, concretizáveis, definidos no tempo, para que assim o caminho se torne bem mais fácil! Será que assim vamos conseguir atingir o sucesso, seja em que área for? Sim, acredito que sim. O que perde se tentar?

 

Brand Story