Menu
Inicio Moda Gonçalo Peixoto: “Quero que se sintam poderosas, sexys e confortáveis”

Gonçalo Peixoto: “Quero que se sintam poderosas, sexys e confortáveis”

O designer apresentou a sua proposta para a primavera-verão este domingo, na ModaLisboa. Depois do desfile, estivemos à conversa com Gonçalo Peixoto para saber mais pormenores.

Fotografia de Ugo Camera/ModaLisboa

Ao som de Beyoncé, no meio de um corredor de flores brancas e com um aroma floral intenso no ar começava a apresentação da nova coleção de Gonçalo Peixoto. O que vimos foi uma verdadeira ode à energia feminina: silhuetas bem marcadas, brilho por todo o lado, plumas, transparências, tudo isto numa palete de cores que incluem rosas, amarelos, verdes, beges…

O designer diz-nos que tudo isto é Gonçalo Peixoto e declara o fim dos conceitos: a cada coleção vai continuar a explorar a sua identidade enquanto marca, sem imposição temática ou conceptual, o que nos leva para o mote transversal a todas as coleções do criador: “Sometimes I Just Wanna Kiss Girls”.

Qual é a história por detrás deste mote?

O Sometimes I Just Wanna Kiss Girls nasce na marca há 5 anos. É uma frase que surge em conversa com amigas e que eu acabo por estampar numa t-shirt, porque acho que toda a gente se identifica de alguma maneira com isto. Quando estou a beber uns copos com amigas, há sempre alguma que me diz: ‘opa estou farta de gajos, não quero mais isto e, às vezes, eu só queria poder andar com mulheres. Gosto muito mais do nosso sexo’. Eis que uma amiga minha diz em inglês: ‘Sometimes I Just Wanna Kiss Girls’ e depois eu pensei que isto poderia ser mesmo o mote daquilo que é o Gonçalo Peixoto e, a partir daí, comecei a estampar a frase em t-shirts e, de um momento para o outro, foi algo que se tornou viral e a minha inspiração para a marca. Com esta frase consigo mesmo fazer duzentas coleções, porque é algo que me leva para muitos sítios.

Achas que tem um cariz de empoderamento?

Claro! É a ideia de que as mulheres não precisam de ninguém, de que são fortes sozinhas e que não tem de existir validação de ninguém. Esta é uma coleção que me traz isto mesmo e que a minha vontade é de lhes dizer: é tudo o que vocês quiserem. E esta também é uma coleção que quando vestem Gonçalo Peixoto eu quero que se sintam poderosas, super sexy’s e confortáveis.

Sometimes I Just Wanna Kiss Girls vem como um state of mind – o que é que é meu? O que é que este Gonçalo Peixoto? Este state of mind vem de tudo, por exemplo, as flores representam os jardins das minhas avós. Sabes as passadeiras que fazem na aldeia? E nas festas… Isto é tudo aquilo que é o meu dia a dia, mais do que um tema só ou uma obra de arte que eu fui ver, é um estado de espírito constante daquilo que é o Gonçalo Peixoto.

Como foi o processo da escolha dos materiais?

Eu comecei um mês depois da última edição acabar e encontrei um tecido que é o borcado rosé amarelo e pensei ‘isto tem muita piada e este é o primeiro tecido da coleção’. Depois perguntei-me quais é que seriam os irmãos deste tecido e começa a surgir tudo o resto, os amarelos, os rosas, os brilhantes, as lantejoulas, os verdes e as rendas – isto é tudo Gonçalo Peixoto, pois é muito sexy e feminino e traduz a ideia de que ‘I’m good in my skin, estou orgulhosa e quero continuar’.

Qual foi a parte mais desafiante e a que lhe deu mais gozo?

O maior desafio desta coleção foram as gangas, porque eu cheguei ao fim e achei que a coleção estava muito feminina e queria cortar de alguma maneira e trazer um aspeto mais bruto e rústico para a coleção. O que me deu mais gozo foram as silhuetas – é sempre a mesma coisa – eu adoro maminhas à mostra e esta liberdade é o que me dá mais gozo.

Se tivesse que definir esta coleção numa palavra qual é que seria?

Girls.

E como será a moda do futuro?

Será mais digital. Temos de ver a questão dos NFT’s e o que é o futuro…

Teria uma coleção no metaverso?

Sim, claro que sim! Eu acho que nós temos de evoluir, por isso sim.

Fotografia de Ugo Camera / ModaLisboa
Fotografia de Ugo Camera / ModaLisboa
Fotografia de Ugo Camera / ModaLisboa
Fotografia de Ugo Camera / ModaLisboa
Fotografia de Ugo Camera / ModaLisboa
Fotografia de Ugo Camera / ModaLisboa
Fotografia de Ugo Camera / ModaLisboa
Fotografia de Ugo Camera / ModaLisboa
Fotografia de Ugo Camera / ModaLisboa

Brand Story