Menu
Inicio Living Ginásio ecológico? Só se tiver estas caraterísticas

Ginásio ecológico? Só se tiver estas caraterísticas

Estamos na era do compromisso para com o meio ambiente. Ser verde há muito que deixou de ser uma moda passageira e passou a esquisito obrigatório.

ginásio, aula de grupo, bicicleta

Devemos ser consistentes na missão de cuidar do meio ambiente… e do nosso corpo também. Por isso, a Women’s Health deixa-lhe algumas características que deve verificar para perceber se o seu ginásio é dos mais verdes da cidade.

A verdade é que cada vez são mais os que têm este tipo de atenção. Tomá-la no seu momento do dia mais ativo é só mais um passo desta jornada.

O facto de a indústria desportiva estar em expansão é mais um motivo para adotar já tal postura. Há que ser o mais ecológica possível. E nem precisa de ser radical e cancelar de imediato a sua inscrição: há pequenos cuidados que podem ser ajustados. Temos a certeza de que o seu ginásio tem todo o interesse em ser mais ecológico.

Para perceber se o local onde treina tem nota positiva nesta avaliação ou se, pelo contrário, precisa de algumas mudanças, só tem de responder a estas questões:

  1. Usar equipamentos que geram energia?

Uma invenção do final de 2008 que revolucionou o setor de eco fitness. Se o seu ginásio tem este aspeto, então pode ser chamado de ecológico. Basicamente, falamos de passadeiras, elípticas e bicicletas que são utilizadas para criar a sua própria energia. Assim ao mesmo tempo que acumula minutos de cardio e queima calorias, ajuda o ginásio a economizar o gasto energético.

Desta forma, a energia que poupa em certas máquinas pode ser usada na luz, outras máquinas que carecem de energia ou mesmo na música que passa enquanto treina.

  1. Usa LEDs para poupança de energia?

Outro recurso que pode encontrar num ginásio ecológico, ainda que não tão fácil de averiguar sem fazer questões, é o uso de lâmpadas economizadoras de energia. Outra simples forma de poupar energia é ao optar por zonas mais estratégicas onde os ecrãs de televisão são colocados. Assim evita ecrãs (e energia) em excesso.

  1. O ginásio tem espaços e equipamentos feitos de material ecológico?

Podemos estar a falar de pisos forrados a bambu reciclado como de discos, barras ou bolas medicinais de borracha e ferro reciclado.

  1. O espaço cria esforços de reutilização e reciclagem?

Por outras palavras, o seu ginásio evita a venda de garrafas plásticas? Separa os resíduos por matéria? Têm fontes de água potável para que quem use o espaço possa encher o seu próprio recipiente?

  1. O ginásio economiza água?

Um ginásio ecológico possui sistemas de duche que reduzem custos de água desnecessários.

Artigo via Women’s Health América Latina

Brand Story