
O pós-treino é fundamental para a recuperação física de um atleta e a solução é bem mais simples – e barata! – do que pode imaginar.
Sim, a banana é tão ou mais eficaz do que as bebidas energéticas, revela um recente estudo publicado na PLOS One.
Segundo a investigação da Appalachian State University, esta fruta comum oferece os hidratos de carbono necessários para que o organismo recupere rapidamente do esforço físico.
Como se não bastasse, as propriedades anti-inflamatórias da banana são melhores, assim como o seu efeito celular pós-treino.
Pós-treino apenas com bananas
Para a investigação, os cientistas norte-americanos recorreram a 20 ciclistas e compararam a recuperação metabólica oferecida pelas bebidas energéticas e pela banana.
Cada um dos atletas teve de pedalar 75 km. Ao longo do percurso, alguns beberam apenas água, outros ingeriram bebidas energéticas e uma outra parte comeu meia banana a cada 30 minutos.
Assim que cruzaram os dados – recorrendo ainda um primeiro estudo feito em 2012 – os cientistas detetaram que a fruta é tão ou mais eficaz e que contém ainda metabólicos únicos capazes de travar o gene que causa dor pós-treino.
Esses mesmos metabólicos, que não estão presentes nas bebidas desportivas, atuam ainda como escudo protetor contra a inflamação, apresentando um efeito idêntico ao ibuprofeno, por exemplo.
O estudo defende a importância dos atletas (e não só) darem prioridade aos alimentos naturais.
+WH: Sabia que a banana foi o primeiro superalimento?