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Recuperação pós-treino! Esta fruta é tão eficaz quanto as bebidas desportivas

Segundo a investigação, esta fruta comum oferece os hidratos de carbono necessários para que o organismo recupere rapidamente do esforço físico. Mas não só!

O pós-treino é fundamental para a recuperação física de um atleta e a solução é bem mais simples – e barata! – do que pode imaginar.

Sim, a banana é tão ou mais eficaz do que as bebidas energéticas, revela um recente estudo publicado na PLOS One.

Segundo a investigação da Appalachian State University, esta fruta comum oferece os hidratos de carbono necessários para que o organismo recupere rapidamente do esforço físico.

Como se não bastasse, as propriedades anti-inflamatórias da banana são melhores, assim como o seu efeito celular pós-treino.

 

Pós-treino apenas com bananas

Para a investigação, os cientistas norte-americanos recorreram a 20 ciclistas e compararam a recuperação metabólica oferecida pelas bebidas energéticas e pela banana.

Cada um dos atletas teve de pedalar 75 km. Ao longo do percurso, alguns beberam apenas água, outros ingeriram bebidas energéticas e uma outra parte comeu meia banana a cada 30 minutos.

Assim que cruzaram os dados – recorrendo ainda um primeiro estudo feito em 2012 – os cientistas detetaram que a fruta é tão ou mais eficaz e que contém ainda metabólicos únicos capazes de travar o gene que causa dor pós-treino.

Esses mesmos metabólicos, que não estão presentes nas bebidas desportivas, atuam ainda como escudo protetor contra a inflamação, apresentando um efeito idêntico ao ibuprofeno, por exemplo.

O estudo defende a importância dos atletas (e não só) darem prioridade aos alimentos naturais.

 

+WH: Sabia que a banana foi o primeiro superalimento?

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