Menu
Inicio Saúde Com que frequência devemos lavar os lençóis?

Com que frequência devemos lavar os lençóis?

Agora que (finalmente!) está em casa, tudo o que mais quer é deitar-se na cama. Não tão rápido. Já parou para pensar com que frequência lava os lençóis?

Com que frequência devemos lavar os lençóis?
Com que frequência devemos lavar os lençóis?

Chegou ao fim mais um dia longo e cansativo. Reuniões, prazos, tarefas de última hora… Agora que (finalmente!) está em casa, tudo o que mais quer é deitar-se na cama. Não tão rápido. Já parou para pensar com que frequência lava os lençóis?

E já pensou que, quando se deita na cama, está a entrar numa fossa de pele morta, ácaros, bactérias, fungos e – acredite ou não – material fecal?

Agora que deve estar um pouco assustada (desculpe por isso), aqui está tudo o que precisa saber sobre a higiene da cama. De acordo com Philip M. Tierno, especialista em Microbiologia do Langone Medical Center, em Nova Iorque, nos EUA, a roupa da cama deve ser trocada, no mínimo, uma vez por semana.

Além dos bichinhos que convivem consigo todos os dias durante os seus sonhos e cuja grande maioria – esperamos nós – nem se apercebe que lá estão, a American Academy of Dermatology (AAD) alerta para o facto de a falta de higiene neste local poder levar a problemas de saúde.

Trocar os lençóis, as fronhas das almofadas e colocar todos os cobertores, mantas e colchas ao ar faz com que a sua cama esteja mais limpa e pode, inclusive, ajudar a evitar situações como o aparecimento de acne. Aliás, no caso das fronhas, a AAD aconselha mesmo a que sejam trocadas entre duas a três vezes por semana, para evitar as borbulhinhas chatas.

Lavar os lençóis = menos borbulhas?

“Se alguém apenas troca os lençóis a cada dois meses, isso é um problema”, diz Emmy Graber, dermatologista e presidente do The Dermatology Institute of Boston. “Mas mudar os lençóis todos os dias vai ajudar a melhorar a sua pele? Provavelmente não”, continua a especialista.

Ainda assim, certas pessoas podem querer considerar lavar uma pilha de lençóis com mais frequência do que outras. “Se suar muito à noite, deve trocar com mais frequência do que alguém que não sua”, explica Graber. O mesmo é válido para pessoas que tendem a babar-se durante o sono ou usar maquilhagem e / ou hidratantes pesados na cama.

Se se encaixa nesses grupos (sem vergonha), é melhor lavar os lençóis, pelo menos, uma vez por semana, mas pode ser necessário limpá-los com mais frequência se / quando eles estiverem visivelmente sujos.

Se lavar toda semana não vai melhorar a pele, porquê fazê-lo?

“Quando dorme, está a cobrir os lençóis e fronhas com células da pele (50 milhões por dia!), suor, maquilhagem, loções, cabelos e qualquer outra coisa que com que esteve em contacto durante o dia, como pólen e pelos de animais ou partículas de sujidade”, acrescenta Tierno.

“Ambas as células mortas da pele e suor também são alimentos para ácaros, atraindo-os para a cama e ajudando-os a se multiplicar”, explica o profissional. Enquanto você provavelmente não ama a ideia de ter alguns ácaros por perto, os insetos em si são geralmente inofensivos. As fezes desses animais, por outro lado, podem causar alergias e asma. “Mesmo se não tiver alergias, pode acordar com os olhos vermelhos e o nariz entupido”, continua.

Como devo lavar a roupa da cama?

“Felizmente, precisa de sair e comprar um detergente especial para limpar os seus lençóis”, explica Graber. Se determinado produto funciona para as suas roupas, vai funcionar para a sua cama. Claro que se quiser mudar o seu sabão em pó e escolher um hipoalergénico é um bom começo.

Mas, mesmo que lave seus lençóis uma vez por semana, a sua cama ainda pode ser um pouco desagradável, dado que, “com o tempo e com a gravidade, essas partículas e bactérias infiltrarem-se no colchão e nas almofadas”, diz Tierno.

Mas calma. Não precisa de mandar fora o seu colchão e todas as almofadas – a menos que tenham sinais claros da presença de ácaros ou não sejam trocados há muitos anos. Para evitar a acumulação de bactérias só precisa de encontrar revestimentos impermeáveis ou procurar essas características quando for novamente às compras deste tipo de produtos. E não se esqueça, troque a roupa da cama uma vez por semana!

+WH: Sofre de alergias? Veja na galeria como acabar com o problema!


Leia também

Alergias? Mude a hora do banho (e tenha atenção a estes hábitos)

Artigo via Women’s Health

Brand Story