Invista num humidificador, prevenindo que o ar dentro de casa fique demasiado húmido e frio.
Escolha produtos com ingredientes ativos, como retinol, um derivado da vitamina A que tem feito as delícias da cosmética na luta contra o envelhecimento.
Abdique do gel de limpeza ou, pelo menos, opte por um que tenha uma ação menos agressiva. Lembre-se que ao remover em demasia os óleos naturais da pele está a aumentar os níveis de secura e a prejudicar a saúde cutânea.
Se já tiver a pele seca ao longo de todo o ano, escolha cremes com composições mais ricas, especialmente os que apresentam extratos de plantas e que tenham uma ação calmante e anti-inflamatória.
Comece a tratar da pele por dentro, ingerindo alimentos ricos em prebióticos e probióticos, dois estimulantes naturais de ceramida – equilibrando o pH natural da pele.
Esqueça os banhos longos de água quente. Por muito que custe, tente que o duche seja breve e com água morna, pois as temperaturas elevadas removem a oleosidade natural da pele, aumentando a intensidade de secura.
Tape o máximo de pele possível sempre que vai à rua. Use um gorro, um cachecol e luvas.
Troque o creme de hidratação leve por um que seja composto com ingredientes mais potentes, como a manteiga de karité.
Aplique um creme mais denso nas zonas de maior secura, podendo, em alguns casos, ser necessário procurar junto de um dermatologista ou farmacêutico a melhor opção.
Não se esqueça das mãos e proteja-as com um creme rico em glicerina. Se tiver extrato de camomila, melhor, pois hidrata e acalma a pele.
Queiramos ou não, inverno é sinónimo de pele seca, repuxada e propensa a irritações. Os culpados são vários, mas podemos com toda a certeza apontar o dedo em riste para o frio, o vento e para a humidade dos dias de inverno.
Independentemente do tipo de pele que se tem, a secura acaba por ser uma realidade mais comum do que o desejado, podendo, em alguns casos, levar mesmo ao aparecimento de irritações e vermelhidões. Tal acontece porque a pele tende a contrair os vasos sanguíneos para preservar a circulação perante o frio, interferindo com os níveis de hidratação cutânea.
Ter uma boa rotina de beleza é meio caminho andado para tentar escapar à secura de inverno, mas existem outras 10 forma de evitar que a pele fique seca durante a estação fria.