Menu
Inicio Saúde Foi picada por uma alforreca? A urina NÃO é solução

Foi picada por uma alforreca? A urina NÃO é solução

Não, A urina NÃO acalma as picadas de alforreca. Isto é um mito. Mas há formas de tratar este acidente.

Unsplash

Se avistar uma medusa, afaste-se! A má fama das alforrecas, ou águas-vivas, é merecida. Os seus tentáculos prendem-se à pele e libertam diversas substâncias tóxicas.

De acordo com o José Miguel Moura, médico interno de medicina geral e familiar na Portela Clínica, em Braga, “um único tentáculo pode conter milhares de agulhas e a gravidade da picada depende do tipo de animal”. A picada da maioria das espécies “resulta numa erupção cutânea pruriginosa e dolorosa que pode transformar-se em bolhas cheias de pus que, mais tarde, acabam por rebentar.

Outros sintomas podem incluir fraqueza, enjoo, dor de cabeça, dor e espasmos musculares, congestão dos olhos e do nariz, sudorese abundante e dor torácica, que pode ser agravada ao respirar”.

Foi picada?

Saia imediatamente da água e vá ter com o nadador-salvador. “A picada provoca uma dor forte e a sensação de queimadura no local, além de irritação, vermelhidão, inchaço e comichão. Às pessoas mais sensíveis pode provocar falta de ar, náuseas, febre ou desmaios, pelo que é importante o encaminhamento rápido para as urgências”, aconselha José Miguel Moura.

Caso tenha contacto com uma alforreca ou uma medusa, trate assim:

  • não esfregue a zona atingida para não espalhar o veneno;
  • não use água doce, álcool ou amónia;
  • não ponha ligaduras;
  • lave com cuidado com a própria água do mar;
  • retire com cuidado os tentáculos da alforreca (caso tenham ficado agarrados à pele) utilizando luvas, uma pinça de plástico e água do mar;
  • se possível, aplique bicarbonato de sódio misturado em partes iguais com água do mar;
  • aplique água do mar gelada ou bolsas de gelo na zona atingida para aliviar a dor;
  • tome um analgésico para aliviar a dor;
  • aplique uma camada fina de pomada própria para queimaduras.

Esqueça os mitos

Vinagre, bicarbonato de sódio ou água salgada. São várias as mezinhas indicadas para amenizar o efeito das picadas de alforreca.

“Embora estas três substâncias possam ter um efeito calmante, a sugestão popular de deitar urina na picada é desaconselhada. É que pode aumentar a reação à picada”, elucida o médico.

Brand Story