Menu
Inicio Living Há uma fobia que a está a impedir de ser feliz

Há uma fobia que a está a impedir de ser feliz

triste

A fobia é um receio patológico persistente. É um medo específico e que tende a afetar a qualidade de vida e a forma de estar.

O leque de fobias existentes e reconhecidas cientificamente é enorme, mas há sempre uma ou outra que promete surpreender… e mostrar como nem sempre conseguimos controlar tudo.

É o caso da fobia de ser feliz.

Sim, existe quem sinta um medo constante em ser feliz e isso, claro, impede que consiga encontrar a felicidade.

 

Fobia de ser feliz

Um estudo realizado em 2013 e publicado na revista Journal of Cross-Cultural Psychology passou a pente fino a relação entre medo e felicidade em 14 culturas e os resultados não poderiam ser mais surpreendes.

Os cientistas neozelandeses revelaram que as pessoas com depressão, por exemplo, têm um certo receio de serem felizes. Por isso, evitam todas e quaisquer atividades que possam levar a esse estado emocional.

Também as pessoas perfecionistas tendem a ter medo de se sentirem felizes, pois associam este estado a tarefas simples e pouco produtivas.

A ciência chama a isto ‘cherophobia’. Contudo, é ainda uma patologia pouco ou nada estudada e cujos sintomas estão ainda desconhecidos.

Conta o The Independent que esta fobia não marca ainda presença no Manual de Diagnóstico e Estatísticas de Doenças Mentais (DSM-5) dos Estados Unidos.

Brand Story