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Firmeza e tonificação? Não é só no ginásio

Sim, falamos de celulite!

Se ainda não incluiu os #legdays na sua rotina de treino, então fique a saber que é disso mesmo que a sua pele precisa.

É que “o aumento da massa muscular, com substituição da gordura por músculo, pode tornar a celulite menos percetível. Além disso, pode promover a alteração do aspeto da pele, tornando-a mais lisa e firme”, começa por explicar a dermatologista Rita Travassos, do Hospital CUF Descobertas, em Lisboa.

Aliados a um estilo de vida ativo e saudável, os cremes reafirmantes e anticelulíticos podem ser o complemento ideal… Mas não fique à espera de milagres!

“É sempre importante ter em conta a eficácia limitada que os cremes têm. Para aumentar a firmeza e diminuir a celulite, os cremes que têm tido melhores resultados, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, são os que contêm cafeína ou retinol. São precisos pelo menos seis meses de aplicação diária para se ver resultados”, destaca a dermatologista Teresa Pinto de Almeida*, que dá consultas em consultório particular e na Clínica EME Saúde, no Porto.

Siga a dica

Caso não queira ficar apenas pelos ‘trabalhos de casa’ e pretenda recorrer a ajuda especializada, a dermatologista Rita Travassos diz que os tratamentos mais eficazes são com ondas acústicas. Assim diz a Academia Americana de Dermatologia. Lá, usa-se lasers específicos minimamente invasivos (funcionam com utilização de cânula) e com uso de vácuo”.

Já com eficácia possível estão a “carboxiterapia, a endermologia e a radiofrequência”. Por seu turno, a criolipólise e a mesoterapia são “tratamentos não recomendados”.

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