Menu
Inicio Saúde As festividades deixam-me nervosa. E agora?

As festividades deixam-me nervosa. E agora?

Para algumas pessoas esta altura pode ser mais stressante do que prazerosa. Saiba em que consiste o stress sazonal e como combatê-lo.

As músicas tradicionais já se começam a ouvir por todo o lado, mas enquanto algumas pessoas ouvem a “noite feliz”, você ouve mais uma melodia entre o choro no centro comercial e o medo de errar na quantidade de azeite do bacalhau. À medida as festividades se aproximam, o tempo é de celebração, mas para algumas pessoas esta pode ser uma altura mais stressante do que prazerosa. E isto é mais comum do que o que possa pensar.

De facto, o stress sazonal tem um impacto especial nas mulheres, uma vez que são elas as responsáveis pela maior parte dos preparativos: o presente da avó, as decorações de Natal, os doces para a consoada… Este tipo de depressão durante as festividades pode não só estragar o espírito para toda a família, como deixar marcas profundas na sua saúde, segundo confirma a Mayo Clinic, recomenda alguns passos simples e que podem ter um efeito gigante.

Primeiro, é importante aceitar os seus sentimentos: Se alguém próximo de si faleceu recentemente ou se não vai poder celebrar com a sua família, permita-se sentir tristeza. Procure companhia e apoio nalguma comunidade com a qual se identifique e seja realista comigo mesma. Não precisa de fingir uma perfeição e felicidade que não existem, mas tente passar por cima de diferenças que tenha com familiares e promova a união, mesmo que seja apenas para que as celebrações sejam feitas em paz.

Além da questão familiar, um dos grandes motivos de stress nesta época são as compras e a quantia gasta em presentes. O truque? Planear tudo com algum tempo de antecedência para evitar gastos de última hora.

Além disso, não use a barriguinha o Pai Natal como desculpa para abandonar a sua saúde. Permita-se alguns desvios, mas não deixe de seguir uma alimentação saudável e de praticar desporto. Também essas premissas a vão ajudar a fugir ao stress.

Brand Story