Menu
Inicio Nutrição Febre das bagas: Conheça os benefícios do góji

Febre das bagas: Conheça os benefícios do góji

As bagas góji estão na moda e, normalmente, são consumidas secas, estando associadas ao fortalecimento do sistema imunitário

As bagas estão na moda, desde os mirtilos, as framboesas ou até mesmo às bagas góji. Estas super bagas da planta Lycium barbarum ou Lycium chinese são cultivadas especialmente na região da China e do Tibete e chegaram à cultura ocidental depois de centenas de anos a serem usadas na medicina chinesa.

Por cá, são muito usadas por quem pretende perder peso e pode comprá-las em supermercados e ervanárias, sendo bastante fácil encontrá-las. Normalmente, as bagas góji são consumidas secas, o que aumenta a sua validade.

Segundo a revista online Esmeralda Azul, as populações dos Himalaias, que consumiam as bagas, tinham uma esperança média de vida a cima da média, fator atribuído a estas bagas.

 

São realmente benéficas?

O principal benefício deste alimento é o facto de ser altamente rico em antioxidantes, que ajuda a prevenir a ação dos radicais livres. São também ricas em fitoquímicos, que contribuem para o bom funcionamento dos sistemas imunitário e endócrino. Além destas características, as bagas góji são também ricas em vitamina A, C e K e em fibra.

No entanto, dado que é consumido como um fruto seco, são compostas, em 50%, por açúcares. Ainda assim, estes frutos desidratados estão associados ao fortalecimento do sistema imunitário (devido a serem fortemente constituídas por vitamina C), à redução do risco de doenças cardíacas e até à prevenção do cancro, devido às suas propriedades anticancerígenas.

São ainda aliadas poderosas contra o processo de envelhecimento e promovem o bem-estar e energia.

 

Cuidados especiais com as bagas góji

Apesar de poderem fazer parte da rotina diária de alimentação saudável, note que não deve exagerar no seu consumo. Uma vez mais, a recomendação é para manter o equilíbrio, especialmente porque o excesso de góji pode interferir com medicação anticoagulante.

Prefira ainda as bagas de produção biológica, para garantir que a produção é o mais natural possível e que os alimentos não sofrem com a contaminação por pesticidas.

Pode intercalar o consumo destas bagas com outras, como são exemplo as amoras, os mirtilos, ou até groselhas.

 

Veja a galeria e descubra como pode consumir bagas góji.

 

Rendida ao poder destas bagas?


Leia Também

https://www.womenshealth.pt/nutricao/smoothie-saudavel-nutricionista-duvidas/

Brand Story