Menu
Inicio Sexo Ser fã de Harry Potter tem este benefício nas relações

Ser fã de Harry Potter tem este benefício nas relações

Preferências literárias estão ligadas a crenças amorosas e sociais.

Uma nova investigação descobriu que os fãs de Harry Potter têm crenças mais maduras e positivas acerca das relações.

Na verdade, e de acordo com os dados publicados na revista científica Psychology of Aesthetics, Creativity and the Arts, aqueles que preferem os géneros literários ‘Ciência’ e ‘Fantasia’ têm menos probabilidade de desenvolver expectativas irrealistas nas relações amorosas e, assim, serem melhores parceiros.

O estudo contou com a participação de mais de 400 adultos, que foram avaliados tendo em conta a exposição a diferentes autores (clássicos, de romance, fantasia, ficção científica, suspense e terror). Adicionalmente, cada um deles avaliou uma série de crenças irrealistas e negativas sobre relações – por exemplo ‘os parceiros amorosos não mudam’ ou ‘não estar de acordo é destrutivo’.

Antes de abrir a câmara dos segredos

De acordo com os dados obtidos, não há dúvidas: “Pelo menos duas crenças específicas (evitadas por fãs de sci-fi) – a crença de que não estar de acordo é algo destrutivo e a crença de que os parceiros não mudam – estão fortemente associados a atitudes, comportamentos e resultados negativos e pouco adequados, no mundo real”, defende a equipa de investigação.

Assim, e ao que indica esta investigação, as preferências literárias podem estar intimamente relacionadas com crenças sociais, ambas elementos importantes quando o tema são as relações amorosas.

Brand Story