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A exposição solar pode ajudá-la a ter esta vitamina essencial

As vitaminas são nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. No caso desta, os benefícios incluem o fortalecimento dos ossos.

As vitaminas são nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Existem muitas vitaminas e cada uma tem uma função específica no corpo humano. É essencial manter um balanço vitamínico para garantir um corpo saudável e isso pode acontecer através de uma dieta equilibrada.

Algumas vitaminas estão até associadas a alimentos específicos e a ideias preconcebidas de saúde. Um bom exemplo é a laranja, rica em vitamina C, que, já diziam as avós, é a melhor aliada para evitar gripes e constipações. No entanto, existem outras vitaminas fundamentais, como é o caso da vitamina D.

Vitamina D: a vitamina soalheira

Segundo o guia “Nutrientes, Aditivos e Alimentos“, do Instituto do Consumidor, a vitamina D “é fundamental para a adequada formação dos ossos e dentes e para manter corretos os níveis de cálcio e fósforo no sangue“. Ao ser rica em cálcio, a vitamina D é uma forte aliada na prevenção de doenças que danifiquem os ossos, como a osteoporose ou o raquitismo. Falamos de uma vitamina lipossolúvel, ou seja, que é solúvel em lípidos e que tem uma característica muito específica: pode ser produzida pelo organismo através da exposição solar.

A luz do sol é uma ótima fonte de vitamina D, pelo que os níveis deste nutriente tendem a estar mais elevados durante o verão, no organismo. São os raios ultravioletas que, ao penetrarem a pele, geram a síntese desta vitamina. Ainda assim, esta fonte natural pode não ser suficiente, pelo que existem uma série de alimentos que podem ajudar (veja a galeria a cima).

Segundo o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, “alguns pesquisadores sugeriram que a exposição solar de aproximadamente 5 a 30 minutos, entre as 10 horas e as 15 horas, pelo menos duas vezes por semana“, levam a “síntese de vitamina D suficiente”.
Segundo o programa Alimentação saudável da Direção de Geral de Saúde (DGS), a vitamina é fundamental a nível muscular, cardiovascular e para o sistema imunitário.

Apesar de haver várias pesquisas que relacionam a quantidade de vitamina D presente no organismo a uma menor probabilidade de cancro da mama e do intestino, os investigadores não são unânimes. Por outro lado, o excesso de exposição solar, especialmente sem protetor solar e nas horas de maior perigo está associado ao aumento do cancro cutâneo.

Veja a galeria e descubra os alimentos mais ricos em vitamina D.


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