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Dia Mundial do Yoga. Exercício de respiração para relaxar e meditar

Aprenda a fazer o Ujjáyí ou Respiração Vitoriosa do Yoga.

Inspirar, expirar.

Concentrou-se no seu movimento de respiração? O mais provável é que sim. Mas, agora reflita: quantas vezes pensa, realmente, se está a respirar de forma correta?

Vários especialistas defendem que a forma como se respira diz muito sobre aquilo que somos e o estilo de vida que levamos. Esta função vital tem impacto na nossa postura corporal e está relacionada com os sistemas nervoso e endócrino.

 

Além de estar presente no nosso dia-a-dia, a respiração pode ser uma ferramenta muito eficaz se o objetivo for relaxar. Por isso, é protagonista na Meditação, no Mindfulness e no Yoga, tornando-se parte integrante de cada uma das práticas.

Grace Kelly, professora de Yoga e blogger WH, é uma das vozes defensoras do poder da respiração no relaxamento e condução da atenção e mente durante cada uma das tarefas que mencionámos.

Mas, afinal, como funcionam as técnicas de respiração?

“O Ujjáyí (ou respiração vitoriosa do Yoga), por exemplo, é um dos meus Pranayamas (técnica respiratória) preferidos. Leva-nos a uma perceção mais profunda de nós mesmos“, explica Grace Kelly. “É uma técnica simples, mas muito poderosa que ajuda na realização dos Asanas (Posturas) e aquece o organismo por produzir um som que deixa a nossa respiração mais evidente”, completa.

Este tipo de respiração funciona como um fio condutor para manter a atenção enquanto se realizam as posturas de Yoga ou enquanto se está em processo meditativo.

Aprenda a realizar o O Ujjáyí (ou respiração vitoriosa do Yoga), na galeria, em cima.

 


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