Menu
Inicio Saúde Ser saudável na ‘meia-idade’ pode ajudar a prevenir a depressão

Ser saudável na ‘meia-idade’ pode ajudar a prevenir a depressão

Vida ativa tem benefícios para a mente e ainda para a saúde do coração, diz estudo.

depressão
depressão

Ter uma boa condição física na ‘meia-idade’ poderá reduzir o risco de desenvolver depressão, de acordo com uma nova investigação da Universidade do Texas.

Segundo os dados, agora publicados na revista científica JAMA Psychiatry, fazer exercício de forma regular poderá ser uma forma não-evasiva e pouco dispendiosa de combater a doença. Adicionalmente, este tipo de estilo de vida ativo reduz ainda o risco de doença cardiovascular e morte prematura.

“A depressão não existe num vácuo”, explica Madhukar Trivedi, diretor do Centro de Pesquisa de Depressão da Universidade do Texas, em Dallas, e autor sénior do estudo. “A depressão tem uma relação complexa e intima com outros tipos de problemas de saúde, especialmente no caso das pessoas com idade mais avançada”, completa.

Os efeitos da depressão

Os indivíduos com depressão apresentam, tipicamente, uma esperança média de vida mais reduzida – em parte, por serem mais propícios a desenvolver outro tipo de condições crónicas, como é o caso das doenças cardíacas.

O estudo contou com a participação de 18 mil pessoas, com uma média de idades que se estabeleceu nos 50 anos, durante quase 40 anos. Aqueles com uma melhor condição física – geralmente indivíduos que fazem exercício de forma regular – apresentaram um risco 16% inferior de depressão quando comparados com os indivíduos em má forma física.

Já no que diz respeito à saúde do coração, os indivíduos fisicamente ativos apresentaram um risco 61% menor de morrer de doença cardíaca. “O exercício não só reduz o risco de doença cardíaca como melhora a depressão”, diz Trivedi que acredita que os profissionais de saúde devem prescrever, além dos antidepressivos, uma dose regular de exercício físico.

Mais uma razão para não faltar ao treino de hoje, não acha?

 


Ler mais:

https://www.womenshealth.pt/saude/7-mitos-depressao/


 

Brand Story